Campo Grande (MS) – O governo do Estado firmou parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, a Caixa Econômica Federal e a organização Morar visando garantir a construção de casas para famílias de pescadores em Mato Grosso do Sul. Em torno de seis mil famílias já cadastradas poderão ser beneficiadas de imediato.
Durante evento que marcou o lançamento do Plano Safra da Aquicultura e Pesca, na Capital, com a presença do ministro Marcelo Crivella e do governador André Puccinelli, foi assinado o Termo de Cooperação e Parceria estabelecendo a união de esforços para execução do programa habitacional voltado para esta comunidade.
O superintendente da Caixa, Paulo Antunes de Siqueira, explicou que o público-alvo desta iniciativa chega, de imediato, a seis mil mutuários, que correspondem ao número de famílias cadastradas pela entidade Morar. A construção está inserida no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). “Não há ainda um limite de recursos. Como na construção das casas urbanas, nós avaliaremos a demanda”, afirmou. Ainda conforme Antunes, o valor usual médio é de R$ 28,5 mil por imóvel, mas esse valor pode ser maior.
Os projetos de construção serão propostos pela Morar e avaliados pela Caixa, agente financeiro. Assim como já acontece em outros programas urbanos e rurais, o Governo do Estado é parceiro e garantirá o aporte de recursos complementares. “Faremos o financiamento e como já é prática o governo vai nos apoiar”, disse o superintendente da Caixa.
O secretário estadual de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, comemorou o avanço do programa habitacional com o atendimento de mais essa camada da população que ainda não tem a casa própria. “Há algum tempo vimos mantendo conversas com a Superintendência da Pesca e Aquicultura e com a Caixa. A ideia é trabalharmos juntos”, afirmou Marun. “É um público novo, uma nova forma de atendimento dentro do programa de moradias que o Estado já vem realizando”.
Fonte: noticiasms
Por: Gizele Cruz de Oliveira
Foto: Rachid Waqued