![]() |
André discursa hoje na Assembleia |
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abre na manhã desta segunda-feira (04/2) o ano legislativo ouvindo a mensagem do governador André Puccinelli (PMDB), que retorna ao Estado após 15 dias de férias.
Em discurso, o governador deve ler a mensagem do Poder Executivo, incluindo um balanço das atividades do governo do ano passado e anunciar novas ações a ser colocadas em prática no atual exercício financeiro.
André Puccinelli deve agradecer aos deputados estaduais pelo apoio institucional que deram aos projetos do governo em 2012 e lançar novos desafios visando à aprovação de matérias de interesse de Mato Grosso do Sul.
Durante o período em que esteve fora do Estado, o governo foi tocado pela vice-governadora Simone Tebet (PMDB), que cumpriu apenas compromissos institucionais como parte de sua agenda.
A cerimônia terá início às 8h30, na rampa principal, com a evolução da Polícia Militar, seguida pela recepção das autoridades na entrada principal do Palácio Guaicurus (a sede do Poder Legislativo) e encaminhamento de autoridades para a rampa, próximo ao Pavilhão das Bandeiras.
A chegada de André Puccinelli está prevista para às 8h45. Logo em seguida será feito o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande, respectivamente, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), pelo governador e pelo presidente do Tribunal de Justiça, Joenildo de Sousa Chaves.
Depois, a cerimônia prossegue dentro do prédio da Assembleia Legislativa.Ela será dividida em duas partes. Na primeira delas, André Puccinelli lê a mensagem. Na segunda, será a vez de Jerson Domingos fazer um pronunciamento. Estão previstas ainda a indicação das lideranças e de membros das comissões.
A governadora em exercício Simone Tebet afirmou no sábado (2) que não teve que tomar nenhuma decisão difícil ou polêmica na ausência de André Puccinelli. Ela também garantiu que ele não impôs nenhuma condição quando saiu de férias e nem telefonou nesse período.
André Puccinelli está de férias desde o dia 19 de janeiro. Apesar do compromisso público nesta segunda-feira , ele poderá ainda descansar um pouco, já que a Assembleia Legislativa havia autorizado a folga dele até o dia 9 de fevereiro.
No pedido aprovado pela Casa, André Puccinelli pedia autorização para se ausentar do País. O governador, no entanto, não confirmou nenhuma viagem para fora do Brasil. Ele nasceu na Itália, mas é naturalizado brasileiro e desde bebê mora no Brasil.
Fonte: conjunturaonline
Por: Willams Araújo
Foto: Divulgação