CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/10/2012

    Temporal com ventos até 70 km/h derruba árvores em Campo Grande


    Chuva na noite de quinta-feira (18) teve ventos de 70 km/h, diz Inmet.
    Bombeiros registraram 32 ocorrências de quedas de árvores.

    Ventos derrubaram árvore no Itanhangá Park, em Campo Grande (Foto: Laura Toledo/G1MS)

    O temporal que atingiu Campo Grande na noite de quinta-feira (18) causou estragos em várias regiões da cidade e teve rajadas de vento de 70 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até as 6h desta sexta-feira (19), o Corpo de Bombeiros registrou 32 ocorrências de quedas de árvores, sendo 12 delas consideradas urgentes e resolvidas durante a madrugada.

    De acordo com o meteorologista Natalio Abraão, da Estação Meteorológica da Uniderp-Anhanguera, a média esperada para o mês de outubro era de 135 mm. Até agora, o índice já alcançou 163,2 mm.


    A ventania derrubou várias árvores pela cidade. Os pontos mais críticos, segundo os bombeiros, são na avenida Afonso Pena esquina com a rua Bahia; na avenida Filinto Muller, próximo ao Lago do Amor, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e no Trevo Imbirussu, no Jardim Leblon. Segundo a Defesa Civil, alguns bairros da capital também registraram queda de energia, como o Jardim Paulista, Roselândia, Jardim Mansur e bairro Universitário.

    Na avenida Calógeras, a placa da fachada de uma empresa caiu na calçada. A área foi interditada. Em uma lanchonete na rua Chaad Scaffi, no bairro Itanhangá, uma árvore do Itanhangá Park caiu sobre o banheiro do estabelecimento, por volta das 22h.


    Fachada em loja na avenida Calógeras (Foto: Laura Toledo/G1MS)

    O proprietário do local, Rolim Batista, disse ao G1 que a árvore destruiu o teto do banheiro e atingiu a caixa d'água da lanchonete. “Era o horário de grande movimento da lanchonete, mas por sorte, não tinha ninguém no banheiro”, afirmou Batista. A ventania atingiu um semáforo de trânsito da avenida Eduardo Elias Zahran esquina com a rua Primeiro de Maio, que ficou retorcido.

    A assessoria da Enersul, concessionária de energia do estado, informou que foram abertas 450 ordens de serviço em Campo Grande, decorrentes de chamados de clientes afetados pela falta de energia. Na maioria dos casos, a fiação elétrica foi atingida pelas árvores e placas caídas durante o temporal. Outros registros foram por conta de descargas elétricas.

    Chuvas

    Segundo o Inmet, em Campo Grande, o acumulado da chuva de hoje foi de 16,6 mm, menor que o registrado na terça-feira (16), quando o temporal teve 29 mm de chuva e ventos de até 96 km/h. A chuva de quinta-feira, que começou por volta das 21h, foi considerada passageira, com características de chuva tropical, mais comum no verão.

    No sul de Mato Grosso do Sul, em Amambai, a 342 km de Campo Grande, a chuva foi mais intensa e chegou a registrar 37,8 mm. Em Água Clara, os ventos registraram 70 km/h.

    Segundo o Inmet, a área de instabilidade que chegou ao estado na noite de ontem deve permanecer durante a sexta-feira, seguindo para a região sul do Pantanal, em Porto Murtinho e Corumbá. Para estas regiões, a meteorologia alerta para os ventos fortes e chuvas com trovoadas.



    Do G1 MS