Campo Grande (MS) – O Procon de Mato Grosso do Sul bateu recorde de atendimento diário dos últimos cinco anos na última terça-feira (17/8). De acordo com as estatísticas, foram realizados 289 atendimentos na Capital durante todo o dia. Os números revelam ainda que cerca de 150 consumidores saíram do órgão de defesa do consumidor com suas pendências solucionadas sem necessidade de abertura de processos administrativos.
A maioria das ocorrências foi de reclamações financeiras referentes a serviços bancários, com 55% dos atendimentos registrados pelo Procon. As reclamações dos serviços de telefonia ficaram em segundo lugar, seguidas por queixas de outros serviços caracterizados como relações de consumo.
O número de atendimentos tem crescido consideravelmente desde 2007, quando eram contabilizados em média 70 atendimentos diários. Atualmente a média de atendimentos gira em torno de 210 reclamações por dia.
Solucionados
Os levantamentos do Procon mostram ainda que os índices de casos solucionados tem sido bastante elevado. Cerca de 60% das ocorrências que chegam até o Procon têm tido soluções imediatas já nos atendimentos preliminares. Já os índices de casos solucionados em todas as fases do processo de atendimento, incluindo audiência conciliatória, somam 75% das reclamações e casos atendidos no órgão de defesa do consumidor.
Para o superintendente do Procon, Alexandre Rezende, os números refletem a busca do consumidor pelos seus direitos, aliada à credibilidade da instituição. “A confiança que o consumidor tem depositado no Procon é o principal fator para os bons resultados. Temos percebido que as nossas ações diárias têm apresentado os números elevados que foram registrados nos últimos cinco anos. Outra vantagem é o Procon ser um caminho muito mais rápido e econômico para o consumidor resolver seus problemas com as situações de consumo”, enfatiza Alexandre Rezende.
Para mais informações o cidadão pode ir até o posto de atendimento do órgão de defesa do consumidor que fica na rua Treze de Junho, nº 930, no centro, na Capital, ou acessar o site www.procon.ms.gov.br e até mesmo entrar em contato pelo telefone 151.
Fonte: noticiasms
Por: Luciana Bomfim
Foto: Edemir Rodrigues