Ponta Porã (MS) – Ponta Porã recebeu o governador André Puccinelli e dezenas de outras personalidades para uma noite de homenagens que exaltou o passado e o presente nas comemorações dos 100 anos de fundação do município nesta sexta-feira (20/7). André foi um dos agraciados com a Medalha do Centenário, concedida pela Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.
“De bom grado aceitei essa homenagem, imerecida de nossa parte frente a tantos que fizeram muito por essa cidade. E fiz questão de estar aqui, até porque sei do sentimento que se apossa de um prefeito no centenário de sua cidade”, disse André em discurso, lembrando que era prefeito de Campo Grande em 1999 quando a Capital festejou essa data.
A cerimônia, realizada no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez,foi um reconhecimento a entidades e instituições que prestaram relevantes serviços à formação social, econômica e cultural da fronteira. A apresentação instrumental da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues abriu a cerimônia em tom solene, e arrancou aplausos entusiasmados do público ao mostrar com diferentes arranjos e adaptações alguns clássicos da música erudita e canções que remetem à fronteira. O trabalho da orquestra tem o apoio do Governo do Estado, que, por meio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) patrocinou a gravação de seu primeiro DVD.
Rainha
O prefeito Flávio Kayatt entregou a Medalha do Centenário aos agraciados e afirmou que ocupar o cargo durante essa data marcante é o maior presente para ele mesmo. Kayatt lembrou a chegada dos pioneiros, por volta de 1912, o ciclo da maior riqueza daqueles tempos – a erva-mate -, a vinda dos gaúchos com técnicas de plantio agrícola mecanizado, e a série de outros povos que contribuíram para o desenvolvimento – os paulista, os japoneses, os árabes, os alemães.
“Eles fizeram com que a lavoura e o comércio tivessem seu crescimento e se tornasse, então, um território”, rememorou. Já destacando o período mais recente, o chefe do Executivo ponta-poranense citou o papel de todos os ex-prefeitos, dos vereadores e outros agentes públicos. “Cada um deu sua contribuição para o crescimento da nossa cidade. Como prefeito hoje, agradeço a eles e a todas as pessoas anônimas. Hoje, Ponta Porã é a ‘rainha dos ervais’”, afirmou, em referência ao apelido de Princesinha dos Ervais, pelo qual a cidade é conhecida.
O papel dos agentes públicos e da população no desenvolvimento de Ponta Porã também foi lembrado pelo governador. “Cumprimento o povo de Ponta Porã pela pujante cidade que se fez e que, sem dúvida, se destacará cada vez mais na nossa fronteira. Parabéns aos ponta-poranenses, aos que no início do século começaram essa história e ajudaram a alçá-la ao que é hoje”, finalizou Puccinelli.
Fonte: noticiasms
Por: Gizele Cruz de Oliveira
Fotos: Rachid Waqued