CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/11/2011

    Nave enviada a Marte faz contato


    Decolagem e separação do foguete foram bem sucedidas


    Nesta ilustração da Nasa, o robô Curiosity explora a superfície da cratera Gale, em Marte

    São Paulo- A nave Mars Science Laboratory enviou ontem um sinal à Agência Espacial Americana, confirmando que sua decolagem e separação do foguete foram um sucesso.

    O veículo foi lançado ontem às 10h02, horário local do Cabo Canaveral, Flórida, EUA, a bordo do foguete Atlas V.

    A nave agora viaja rumo a Marte carregando o mais moderno veículo de exploração já construído pela Nasa, o jipe-robô Curiosity. A descida no planeta vermelho deve ocorrer em agosto de 2012, com a ajuda de paraquedas.

    O Curiosity tem 2,8 metros de comprimento, o dobro dos seus antecessores, as sondas gêmeas Spirit e Oportunity. Ele é considerado uma peça-chave no Programa de Exploração de Marte desenvolvido pela agência americana. Durante 28 meses, ele explorará a região conhecida como Cratera Gale para tentar descobrir se o planeta teve algum dia ambiente capaz de suportar vida microscópica – e, se sim, se possui condições que preservaram os seus indícios.

    Ao custo de US$2,5 bilhões, ele possui dez instrumentos científicos elaborados para examinar pedras, solo e atmosfera. Um laser, por exemplo, irá vaporizar pedaços de rocha à distância enquanto outro buscará por compostos orgânicos. Cada roda do veículo tem um motor independente, o que o permite girar 360º sem sair do lugar, passar por cima de obstáculos de até 65 cm e viajar 200 metros por dia no acidentado terreno marciano.


    Fonte: EXAME.com
    Por: Paula Rothman, de 
    Foto: NASA-JPL / Caltech