Deodápolis (MS) – Com investimento de R$ 149 mil e execução da obra em parceria com a Associação de Pais e Mestres (APM), o governo do Estado realizou a ampliação das instalações da Escola Estadual João Baptista Pereira, em Deodápolis. O governador André Puccinelli e a secretária de Educação, Nilene Badeca, fizeram a inauguração na manhã de hoje (18/11), em cerimônia festejada por alunos, professores, direção e funcionários administrativos.
“A nossa escola recebe com muita alegria essa ampliação. Isso mostra que o governo está priorizando a educação, tanto no incentivo físico, quanto pedagógico”, afirmou o diretor da unidade, João Yoshiaki Imai.
As intervenções resultaram na construção de duas novas salas, uma delas para remanejamento da classe de informática. A comunidade escolar também comemora o novo refeitório totalmente equipado, uma passarela de ligação desse espaço com o setor principal da escola, e a nova biblioteca.
Segundo o diretor, o forro danificado provocava transtorno em época de chuva, chegando a molhar livros. “Por causa disso, os alunos acabavam não utilizando o espaço de fato como uma biblioteca, eles só retiravam os livros para ler em casa. Agora, muda esse perfil, eles têm mais motivação, eles procuram esse espaço para a leitura”, conta Yoshiaki Imai.
A aluna do 9º ano Naiely Almeida, uma das 180 estudantes atendidas pela escola nos níveis fundamental e médio, confirma que o ambiente da biblioteca agora é visto realmente como um lugar de estudo. O espaço que antes não tinha condições de segurança para o acervo – com chuva forte, eventualmente era preciso remanejar os materiais para o almoxarifado – se tornou atraente para os alunos. “A gente já pode até pensar em vestibular, porque consegue estudar com conforto”, avalia a jovem de 13 anos, que pretende cursar Agronomia. “O refeitório também ficou ótimo. Antes, nós comprávamos o lanche e precisava ficar no corredor para comer”, compara Naiely.
Durante a inauguração, o governador André Puccinelli garantiu que novas obras vão ser executadas na escola, que ainda necessita de melhorias na estrutura antiga. Ele explicou que a ampliação foi agilizada graças ao modelo de trabalho conjunto com a APM para obras no valor de até R$ 150 mil, mas que está prevista intervenção completa na unidade. “Vencidos os seis meses [que a legislação exige] dessa obra, eu e a Nilene nos comprometemos com o início de um processo para o restante da reforma”, anunciou.
Premiação
Os estudantes da Escola Estadual João Baptista Pereira ainda ouviram do governador as novidades no Programa Educação para o Sucesso, que a partir desta edição amplia o número de premiados. “Até então, os primeiros lugares de cada ano é que ganhavam. Conforme os recursos que tivermos, pretendemos premiar até os três primeiros colocados: um tablet para o melhor aluno, um netbook para o segundo e uma bicicleta para o terceiro”, explicou o governador. O reconhecimento para até três alunos de cada ano está previsto no Decreto nº 13.294, publicado no dia 7 de novembro, que altera e acresce dispositivos ao decreto original de regulamentação do programa (Decreto nº 13.117, de 3 de fevereiro de 2011). “E dependendo dos resultados e da disponibilidade financeira, mais para frente podemos ver a possibilidade de premiar até os cinco primeiros”, completou André.
Participaram também da cerimônia inaugural da ampliação da escola representantes da APM, autoridades locais e deputados estaduais e federais.
A comitiva também acompanhou a visita que André fez à Escola Estadual Scila Médici. No local ele vistoriou as obras de completa reforma que está sendo feita no estabelecimento de ensino, onde existem 13 salas de aula. A previsão da Secretaria de Estado de Educação é concluir os serviços em cerca de 15 dias. No início do ano letivo de 2012 será feito oficialmente o ato inaugural.
Reportagem: Jefferson Gonçalves
Fonte: noticias.ms
Por: secom
Foto: Rachid Waqued