Deodápolis (MS) – A emoção da primeira casa própria uniu em Deodápolis pessoas que estão se preparando para formar nova família e gente que depois de mais de sete décadas de vida só agora conquistou um imóvel. Beneficiários das mais recentes 30 moradias construídas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, na parceria entre o Estado, o Governo Federal e o Município receberam as chaves, no Loteamento Moriá III. A entrega, uma das atividades da visita do governador André Puccinelli hoje (18/11) ao município, faz parte da agenda comemorativa dos 34 anos de criação de Mato Grosso do Sul.
Dona Maria de Lourdes Barbosa de Souza já tinha 40 anos quando ocorreu a divisão do Estado. Agora aos 74, era pura alegria por ter nas mãos a chave da casa própria pela primeira vez. “É um presente, apesar da minha idade já avançada. Para um casal da nossa idade é completamente impossível pagar aluguel”, disse ela, que além do marido, Gercino Antônio de Souza, vive com um filho. Além do lar para os três, ela já faz planos para a convivência de toda a família na casa nova. Avós de cinco netos e bisavó de uma criança, dona Maria de Lourdes diz que pretende ampliar o imóvel, já pensando nas animadas visitas que vai ter.
Para Rosana Jaquelina, o momento é de planejar uma nova etapa da vida. A vendedora de 23 anos revelou que graças à conquista da casa iniciou os preparativos para o casamento. Ela, que já é mãe de um menino e 5 anos, aguardava desde o nascimento do filho ser contemplada com um imóvel. “Estou pensando não só em aumentar a casa, mas planejar o casamento. Já estamos nos organizando para guardar dinheiro”, contou a jovem.
O prefeito, Manoel Martins se contagiou pela emoção dos novos moradores. “É um encontro emocionante esse que temos nesse dia, vendo as pessoas receberam suas casas, o valor que elas dão a esse imóvel”, afirmou. O prefeito destacou que cada novo empreendimento habitacional é importante, porque o município vem crescendo, tendo registrado aumento de nove mil para 12 mil habitantes.
Nesse loteamento, o Estado investiu diretamente R$ 150 mil, garantindo assim a captação de R$ 360 mil do governo federal, e contando com a doação de terreno pela Prefeitura. O governador garantiu que o Estado vai fazer novos investimentos em parcerias para outros empreendimentos residenciais. Durante a inauguração, ele assegurou que até o fim da administração do prefeito atual, poderá viabilizar mais 50 unidades habitacionais para Deodápolis.
“A gente se emociona de ver as famílias emocionadas. Casa é importante porque da emprego durante a obra, e dá um lar depois de pronta”, disse André. Reforçando o que tem dito para beneficiários dos programas populares de moradia em todo o Estado, o governador pediu que pais e mães, em contrapartida ao recebimento da casa, invistam na educação do filho, colocando e mantendo as crianças na escola, e acompanhando o dia a dia do aprendizado delas.
Reportagem: Jefferson Gonçalves
Fonte: noticias.ms
Por: Gizele Cruz de Oliveira
Foto: Rachid Waqued