CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/11/2013

    A evolução do Celular

    Divulgação

    Um dos aparelhos mais indispensáveis do mundo moderno, o celular completou 30 anos em 2013. A invenção revolucionou a telefonia em todo mundo, alcançando níveis jamais pensados.

    Hoje, segundo a Organização das Nações Unidas, existem mais pessoas com celular no bolso do que com banheiro em casa. Para se ter uma ideia, existem 6 bilhões de telefones celulares no mundo! De fato, os aparelhos tornaram-se uma tecnologia muito mais barata e de fácil acesso do que quando lançada. Você lembra como era seu primeiro celular? Confira a evolução desse bendito aparelho tão útil nas nossas vidas:

    DYNATAC 8000X , MOTOROLA – 1983

    Divulgação

    Quem está acostumado com aparelho celular de bolso, não vai curtir muito o design do primeiro telefone móvel da história. Pesando mais de meio quilo e com 33 centímetros, foi lançado pela Motorola em 1983 nos Estados Unidos. Além de ser um pequeno trambolho, o primeiro celular não era assim uma maravilha. A bateria precisava ser recarregada após oito horas em stand by ou uma hora de conversação. E para piorar, o seu preço era bem salgado: US$3.995 na época, cerca de 10 mil dólares em valores atualizados. Uma tecnologia para poucos, com certeza.

    MICROTAC 9800X, MOTOROLA – 1989

    Divulgação


    Comparado à sua versão anterior, o MicroTAC era mesmo “pequeno”, mas para os padrões de hoje não passa de um “tijolão”. Daí vem seu famoso apelido, Tijorola. Lançado em 1989 pela Motorola, o MicroTAC inovou no design “flip”, da tampa que abre e fecha para executar ligações. Apesar da inovação, o aparelho não baixou tanto assim de preço, custando em média 3.000 dólares, preço ainda bastante salgado para o público comum.

    SIMON, IBM – 1994

    Divulgação


    Produzido pela IBM em parceria com a Mitsubishi, o Simon foi uma revolução tecnológica por associar as funções telefone e palmtop. Além disso, ficou conhecido como o avô do smartphone, devido a tela touchscreen. Além de falar, o usuário de um Simon podia transmitir e receber fax, correio eletrônico e mensagens via pager. O Simon ainda tinha uma vantagem, seu preço: custava 1,000 dólares. Uma boa redução de preço, comparada aos anteriores.

    STARTAC 130, MOTOROLA – 1996

    Divulgação


    O famoso StarTac revolucionou o mercado, tornando-se objeto de desejo nos anos 90. Seu design mais compacto e funcional fez do aparelho uma febre tão grande que chegou a ser comercializado até 2003. Foram quase 10 anos de sucesso, que fizeram o StarTac ser eleito como o 6º melhor gadget da história por uma revista especializada em tecnologia.

    NOKIA 6160, NOKIA – 1998

    Divulgação


    O suprassumo da tecnologia móvel do final dos anos 90, tinha display monocromático e antena (até esquecemos que isso existe) de 13 cm! Seu sucesso era devido ao formato em barra, anatômico para a palma da mão e livre da tampa “flip”. Hoje é conhecido pela bateria infinita.

    BLACKBERRY 5810, BLACKBERRY – 2002

    Divulgação


    Com teclado em estilo QWERTY, como o dos computadores e das máquinas de escrever, o 5810 ditou a tendência para muitos e muitos aparelhos. O aparelho contava ainda com recursos de acesso a internet e envio de SMS.

    NOKIA 1100, NOKIA – 2003

    Divulgação


    O celular mais vendido no mundo, famoso pela simplicidade e durabilidade. Desde sua criação, em 2003, foram comercializados mais de 250 milhões de exemplares do modelo. A chegada de aparelhos como o Nokia 1100 no mercado possibilitou a popularização da tecnologia móvel, tornando-a mais barata e acessível.

    MOTOROLA RAZR V3, MOTOROLA – 2004

    Divulgação


    Quanto mais fino, melhor. Ninguém queria ter um aparelho estilo “tijolão”, por isso a anatomia mais “slim” dos celulares ganhou fama com o Razr V3 da Motorola. Não a toa, o V3 foi o quarto celular mais vendido da história, com aproximadamente 110 milhões de unidades comercializadas.

    NOKIA N70, NOKIA – 2005

    Divulgação


    Pouco antes da criação do iPhone, a Nokia dominava o mercado e lançou o N70. Esse aparelho vinha com câmera, aceitava aplicativos, além de ter armazenamento de áudio e rádio FM. Era uma versão “primitiva” do famoso smartphone da Apple, pois a partir dele reforçou-se o conceito de celular multiuso.

    IPHONE, APPLE – 2007

    Divulgação

    A verdadeira revolução. Um salto na tecnologia móvel, o iPhone reuniu todas as funcionalidades, em uma memória interna de 16 GB. Sua tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, sem caneta stylus e com câmera de 2 megapixels, trouxe ao mercado de telefones uma revolução que mudou o conceito dos smartphones. Custava 499 dólares, preço de lançamento de tecnologia que logo foi reduzido para US$199 na versão 3G do aparelho.


    Divulgação



    Fonte: macacovelho