CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/05/2021

    Deputado Evander Vendramini quer inclusão de gestantes e lactantes no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

    deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) ©DIVULGAÇÃO
    O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas), encaminhou requerimento à Secretaria de Estado de Saúde solicitando a inclusão de mães gestantes e lactantes no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. O documento foi lido durante a sessão legislativa desta quinta-feira, 27.

    A solicitação partiu de um grupo de mulheres lactantes de Mato Grosso do Sul, que fizeram um abaixo-assinado virtual. Conforme a carta, até sua publicação, o Brasil registrou 979 mortes de gestantes e parturientes em decorrência da covid-19 – o equivalente a 70% dos casos no mundo.

    O abaixo-assinado lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE) verificaram a necessidade de incluir os grupos com comorbidades ou estados de saúde (como gestação e amamentação) na lista de prioridades. Além disso, mulheres gestantes e lactantes são consideradas grupo vulnerável e já são objeto de diversas políticas públicas de proteção, havendo, inclusive, recomendações para que trabalhem remotamente no período da pandemia.

    Para Evander, essas mães apresentam-se em um estado maior de vulnerabilidade física. “A mulher gestante ou que está amamentando pode ser mais suscetível ao vírus porque apresenta alterações naturais no organismo que favorecem a queda da imunidade. Para que não seja colocada em mais essa situação de risco, estou protocolando requerimento às autoridades pedindo que sejam incluídas no grupo prioritário de vacinação”, explicou o parlamentar.

    O parlamentar aponta outro dado do abaixo-assinado, que afirma haver estudos indicando que os anticorpos adquiridos por uma mãe lactante, após uma única dose da vacina, são transmitidos ao bebê por meio do aleitamento materno. “Trata-se de uma ação de política pública eficiente e promissora, porque gera, em médio e longo prazos, economia para o Estado e incentiva o aleitamento materno”, ressaltou o deputado progressista.

    Por: Adriana Viana

    ***