CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/02/2021

    SAÚDE| Altas doses e uso sem indicação da Ivermectina podem causar danos nervosos e hepatite tóxica

    Venda de remédios sem eficácia contra Covid cresceu até 10x ©DIVULGAÇÃO
    Integrante da lista de medicamentos do “kit Covid”, a Ivermectina pode causar danos graves no sistema nervoso, cardiovascular e gastrointestinal caso seja utilizada na dose incorreta, para finalidade errada e sem indicação médica.

    O medicamento é indicado no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas, como verminoses e piolhos, e apenas para isso, ressalta o farmacêutico e professor da UniFTC, Mauro José Bitencourt. “Não serve para quem tem a Covid-19 e muito menos para prevenir a doença”, alertou.

    Se administrado sem indicação e em altas doses, o uso do antiparasitário pode intoxicar o paciente e causar danos cerebrais e hepatite tóxica, adverte Bitencourt e também o infectologista Igor Brandão.

    O farmacêutico explica que todo medicamento tem dose mínima, máxima e a tóxica. “Aquela dose que causa um dano que torna o remédio inviável”, enfatizou.

    A ivermectina está ao lado da cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina entre os remédios sugeridos pelo Ministério da Saúde, mas que não têm eficácia contra a infecção pelo coronavírus. Em um comunicado oficial publicado na quinta-feira (4), a farmacêutica Merck, também conhecida como MSD – responsável pela fabricação do medicamento -, disse que não há evidências de que a substância seja eficaz como medicação contra a Covid-19 (saiba mais aqui).

    Em julho de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após prefeituras anunciarem a distribuição do remédio como alternativa para o “tratamento precoce” da Covid-19, fez o alerta de que o uso do composto não é recomendado para isso.

    DOSE LETAL

    Todo medicamento, quando está sendo desenvolvido, é submetido a testes laboratoriais, clínicos e análises de diversos especialistas para que seja garantida a eficácia. É também a partir desse processo que são determinadas as doses mínima, máxima e letal, e ainda as contraindicações.

    Um desses testes, explica o farmacêutico Mauro Bitencourt, é o chamado ABL 50, que é quando um medicamento mata metade da população estudada.

    “Imagina que eu estou testando a ivermectina e quero identificar qual é a dose letal. Eu pego uma população de 100 ratos e vou aumentando a dose do remédio em cada um até chegar àquela dose que começa a matar os ratinhos”, explica. “Então a dose que matou por exemplo dois ratinhos é ABL 2, e vou aumentando essa dose até chegar uma que mata metade da população estudada, que é a ABL 50 daquele medicamento, todo remédios passa por esse teste”, exemplificou o professor

    Segundo ele, no caso da ivermectina a dose letal é em torno de 50 miligramas por quilo.

    O profissional destaca que o problema não está no remédio, mas no uso indevido dele. “Na dose usual e para o fim de eliminar parasitas é segura”, disse.

    TESTES CLÍNICOS X VIABILIDADE REAL

    Bitencourt explica que um estudo australiano identificou, em testes in vitro feitos em laboratórios, que em doses muito altas a ivermectina mataria o coronavírus. Só que a pesquisa também concluiu que o uso em humanos não é viável para esse fim. “Mesmo que tivesse alguma ação para Covid-19 seria uma dose tão elevada que o paciente ia morrer pela dose tóxica da ivermectina”, frisou.

    Para deixar mais fácil a compreensão o especialista comparou o remédio com uma outra substância que adentrou a rotina das pessoas na pandemia da Covid-19: o álcool 70%.

    É um fato comprovado cientificamente, com experiências bem documentadas, que o álcool 70% é eficiente para eliminar vírus e bactérias. Mas nem por isso as pessoas devem consumi-lo. A indicação de uso é apenas para higiene das mãos, superfícies e objetos.

    “A ivermectina mata coronavírus em laboratório, em teste feitos in vitro, assim como álcool a 70%, como todo mundo sabe e está altamente divulgado. Mata assim como mata bactéria. Mas serve para tratar Covid? Não. Se tomar não vai se intoxicar? Sim, e vai causar lesão hepática e neurológica”, exemplificou o professor.

    VENDA SEM PRESCRIÇÃO

    Por um período no ano passado, diante da alta procura durante a pandemia da Covid-19, a venda da ivermectina ficou controlada e só poderia ser feita com receita médica, que ficava retida nos estabelecimentos. Mas uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro suspendeu a determinação.

    Um levantamento de dados feito junto ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) mostrou que a venda dos remédios do “kit Covid”, sem eficácia comprovada contra a doença, disparou em 2020. O antiparasitário ivermectina por exemplo cresceu em pelo menos quatro vezes. Os dados mostram que em 2019 foram vendidas 11.452.021 unidades, enquanto no ano passado esse número saltou para 53.818.621.


    Fonte: Bahia Notícias
    Por Jade Coelho

    ***