CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/09/2020

    É #FAKE que vídeo mostre trem no Japão a 4.800 km/h

    Imagens são, na verdade, uma simulação com as cenas gravadas e depois aceleradas.

    ©REPRODUÇÃO
    Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um trem a uma velocidade jamais vista. Legendas que acompanham as imagens dizem que "o novo trem-bala japonês alcança inimagináveis 4.800 km/h, completando o percurso da estação de Shin Osaka até Tokyo em apenas 10 minutos". É #FAKE.

    O vídeo com o trem a 4.800 km/h é uma ficção. Intitulado "Simulação de operação do trem-bala Shinkansen, Osaka para Tóquio (515 km) em 10 min", ele tem mais de 2 milhões de visualizações desde agosto.

    O vídeo tem o logo do canal Fermata. A legenda do autor do vídeo explica: "Este filme é uma ficção. Normalmente leva 2 horas e meia de Shin-Osaka a Tóquio". Ele explica que as imagens foram feitas por um método chamado "time variant hyper-lapse/time-lapse", em que as cenas reais são gravadas de forma acelerada.

    A viagem de trem entre as estações de Tóquio e Shin-Osaka atualmente leva, de fato, quase 2 horas e meia.

    O Japão estreou em julho de 2020 o trem-bala N700S, que vai operar entre Tóquio e Osaka, podendo atingir 360 km/h. Já a China testa um protótipo que pode chegar a 600 km/h.

    Esses trens de levitação magnética ou maglevs são flutuantes e viajam suportados por atração ou repulsão eletromagnética, de forma que evitam atrito entre rodas e trilhos.

    O recorde de velocidade atingido por um trem até hoje é 603 km/h, segundo o Guinness World Records. O feito foi atingido no próprio Japão, na linha Yamanashi, em 2015, durante testes.



    Por Roney Domingos, G1



    Imprimir