CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/07/2020

    Deputado Marçal pede rigor no monitoramento de pacientes

    É preciso monitoramento mais apurados das secretarias de saúde, diz deputado

    ©ARQUIVO
    O medo de contaminação pelo novo coronavírus tem afastado a busca de pessoas por atendimento à saúde, mesmo aquelas com comorbidades e necessidade de acompanhamento médico. Isso tem feito pacientes em isolamento domiciliar ou sub-notificados.

    erem encaminhados ao hospital quando apresentam um estado crítico, com dificuldade de recuperação. "É preciso que os municípios aprimorem o monitoramento", diz o deputado Marçal Filho.

    Campo Grande é a cidade sul-mato-grossense com mais vagas ocupadas de UTI e grande parte de quem passa a ocupar o leito, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, chega em estado crítico, reduzindo as chances de cura.

    Um monitoramento mais apurado na atenção primária, de forma a identificar os primeiros sintomas e os agravos daqueles que estão em isolamento social, precisa ser redobrado entre as secretarias municipais de saúde, diz o deputado.

    Alguns municípios passaram a implementar centro de monitoramento de pacientes, como Dourados, no entanto, essa medida deve ser tomada de forma rigorosa em todas as cidades. O mais recente boletim epidemiológico do município, por exemplo, mostra que mais de 50% dos leitos de UTI ocupados são de pacientes da região de Dourados. "Se os municípios não fizerem a sua parte, o combate à pandemia será muito mais difícil", avalia o parlamentar.

    Marçal Filho também chama a atenção para uma possível explosão de doenças crônicas com a pandemia. Pela falta de consultas médicas e exames de rotina, pessoas perdem o controle da própria saúde e se infectados pela covid-19, o quadro clínico se agrava, aumentando as chances de óbito.

    ASSECOM



    Imprimir