CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/05/2020

    MS registra 23 novos casos de covid-19 e secretaria de Saúde atribui aumento ao desrespeito ao isolamento social

    Dos 23 novos casos, 6 foram registrados em Campo Grande, 5 em Brasilândia, 4 em Guia Lopes da Laguna, 3 em Sidrolândia, 2 em Jardim e 1 em Coxim e Sidrolândia. Também foi contabilizado no boletim o caso de um morador de Nova Andradina que está internado em Cuiabá, em Mato Grosso.

    ©ILUSTRAÇÃO
    Boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) aponta que nesta quinta-feira (7) foram confirmados 23 novos casos de covid-19 no estado, elevando o número total de registros da doença para 311. Outros 32 casos suspeitos estão em investigação e 10 pessoas morreram.

    Dos 23 novos casos, 6 foram registrados em Campo Grande, 5 em Brasilândia, 4 em Guia Lopes da Laguna, 3 em Sidrolândia, 2 em Jardim e 1 em Coxim e Sidrolândia. Também foi contabilizado no boletim o caso de um morador de Nova Andradina que está internado em Cuiabá, em Mato Grosso.

    Ao analisar o aumento expressivo de casos, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, atribuiu a situação ao desrespeito ao isolamento social e as medidas de prevenção contra a doença. “Estamos registrando muitos casos no interior do estado. Muito em razão de festinhas, reuniões e aglomerações”, ressaltou.

    Ele citou dois exemplos. O primeiro de um frigorífico de Guia Lopes da Laguna, em que funcionários foram contaminados com a doença no contato com uma pessoa de fora da cidade e que levou a empresa a decretar férias coletivas para mais de 300 colaboradores. No boletim desta quinta, os 4 casos confirmados na cidade estão relacionados com essa situação.

    Outro exemplo é de uma reunião que ocorreu no distrito de Nova América, em Caarapó, entre um grupo de aproximadamente 30 moradores e duas pessoas vindas de São Paulo. Essas duas pessoas estavam contaminadas (não entram na relação de casos do estado, mas estão sendo tratadas em Mato Grosso do Sul) e agora todos os participantes da reunião estão sendo monitorados pelas autoridades de saúde do município.

    “Se situações como essas perdurarem nos próximos dias, como o desrespeito ao isolamento e as medidas de proteção, poderemos chegar ao padrão que estão se apresentando para a doença em outros estados. Gostaria, por isso, de fazer um alerta. Precisamos da contribuição de cada um no isolamento social”, ressaltou.

    Resende disse ainda que em razão deste quadro, municípios do interior que tem grande número de casos, apesar de baixa população, tem despertado uma preocupação dobrada na SES. “Sonora, Batayporã, Brasilândia, Três Lagoas e Guia Lopes da Laguna. Em Guia Lopes ainda mais porque isso [contaminação] ocorreu em um local de trabalho, em que ocorrem muitos contatos pessoas. Vamos entrar em contato com a secretaria de Saúde do município para fazer uma testagem expressiva. Lógico, que também não podemos descuidar de Campo Grande, que concentra o maior número de casos”.

    A secretária estadual adjunta de Saúde, Christinne Maymone, comentou que apesar do incremento registrado nesta quinta, o estado tem conseguido manter o menor número de casos do país por conta da estratégia de aumentar a testagem.

    “Quando descobrimos um caso, já fazemos o isolamento e barramos a transmissão. Daí a importância do aumento da testagem. Isso está nos ajudando a controlar um pouco o número de casos, mas estamos na decadência do isolamento social. As duas estratégias tem de estar juntas. O gráfico da doença nos mostra que quando ocorre queda no isolamento aumenta o número de casos”, concluiu.

    Com os novos registros desta quinta-feira, Campo Grande tem 149 casos, Três Lagoas 63, Dourados 16, Sonora 13, Nova Andradina 12, Chapadão do Sul 9, Brasilândia 7, Batayporã 6, Corumbá e Guia Lopes da Laguna 5, Ladário 4, Coxim 3, Bataguassu, Mundo Novo, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Jardim 2, Alcinópolis, Jateí, Miranda, Naviraí, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso e Selvíria 1, cada.

    Em relação a situação das pessoas que contraíram a doença, a SES aponta que 189 estão recuperadas, 93 em isolamento domiciliar, 22 estão internadas, sendo 3 de fora do estado, e 10 pessoas morreram.

    Por G1



    Imprimir