CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    31/01/2020

    BRASILÂNDIA| Município decreta situação de emergência por epidemia da dengue

    Cidade de Brasilândia está com epidemia de dengue ©DIVULGAÇÃO
    O município de Brasilândia decretou situação de emergência por conta da epidemia da dengue que assola a população. Na última atualização feita pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, houve 246 notificações da doença e 68 casos foram confirmados.

    A vigência do decreto passou a valer desde a última quarta-feira (29) e se estenderá por mais 180 dias, de acordo com o Diário Oficial do município. Ainda segundo o decreto, está autorizado “a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário”.

    Segundo a Prefeitura de Brasilândia, desde o final do ano passado houve um aumento nas chuvas que colaboraram para a eclosão de ovos do mosquito Aedes aegypti. O índice de infestação predial na cidade está em 5.6%, além do preconizado pelo Ministério da Saúde que prevê até 1%, colocando Brasilândia em grau de alto risco.

    “Estamos no processo de tramitação na contratação de uma empresa para ajudar a nossa equipe em fazer as limpezas dos terrenos baldios. Só a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Departamento de Controle de Vetores não é o suficiente”, disse o prefeito Antonio Thiago, em entrevista para a rádio FM Cidade.

    Mato Grosso do Sul registra seis mortes pela doença neste ano de 2020. Os casos aconteceram em Cassilândia, Campo Grande, Corumbá, Sete Quedas e dois casos em Nova Andradina.

    Em uma semana, as notificações em Mato Grosso do Sul praticamente dobraram. Na quarta-feira (22), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou o boletim epidemiológico mostrando 3.195 notificações, enquanto na última atualização divulgada nesta quarta (29), as notificações subiram para 6.126.

    Fonte: CenárioMS



    Imprimir