CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/12/2019

    Saiba como fazer turismo medieval na Europa

    Conhecer castelos, torres e muralhas faz parte dessa viagem ao tempo 

    ©DIVULGAÇÃO
    O turismo histórico é uma experiência que oferece ao viajante um contato com a cultura e a história de diferentes povos. Entre as suas categorias, está o chamado turismo medieval, que busca essa experiência por meio de idas a lugares construídos durante a Idade Média. 

    Quando se pensa em período medieval, logo vem a mente a imagem de castelos, torres e catedrais. A maioria desses lugares encontra-se no chamado Velho Continente, a Europa, e, por isso, lá é o destino ideal para quem deseja fazer esse tipo de turismo. 

    Ter um contato com os séculos passados por meio do turismo medieval é, além de uma experiência única, uma oportunidade de conhecer melhor o desenvolvimento desse continente. 

    Turismo medieval e produções audiovisuais 

    Não é novidade nenhuma a temática medieval nas telinhas. Mas, nos últimos tempos, ela tem ganhado muita força e audiência. Basta ver o sucesso de produções como Vikings, Merlin, The Tudors e, a mundialmente famosa série da HBO, Game of Thrones. 

    Todas elas têm como plano de fundo uma Europa medieval, marcada pelas lutas entre reinos inimigos, bem como os cenários próprios dessa época que vai do século 5 ao 15. 

    O avanço tecnológico gera um realismo indescritível, mas é a arquitetura que ambienta esses lugares, própria da Idade Média, que faz com que essas séries sejam tão impressionantes. 

    A popularização desse tipo de produção artística, englobando aqui séries, filmes e até novelas, é uma das razões para que o chamado turismo medieval tenha ganhado destaque nos últimos tempos. E, por isso, não é de se admirar que as pessoas busquem conhecer os cenários dessas obras. 

    Europa: continente com mais cidades medievais do mundo 

    Quando se pensa em Idade Média, o continente europeu, com certeza, é o primeiro a ser lembrado. Isso porque a maioria dos monumentos construídos nessa época, tais como torres, muralhas e castelos, estão localizados na Europa. 

    Para quem deseja fazer turismo medieval, o velho continente é o destino certo. Abaixo, estão algumas das cidades medievais mais belas a serem desbravadas. 

    Bruges (Bélgica) 

    Também conhecida como a Veneza do Norte, a cidade de Bruges teve sua ascensão durante a Idade Média, principalmente, por conta do seu movimentado porto. A beleza de sua arquitetura medieval, que engloba catedrais e museus, bem como os canais que cortam a pequena cidade. 

    Você pode aproveitar o passeio para conhecer o Museu Groeninge, onde está exposta uma enorme coleção de pinturas e obras de arte sacra. 

    Dubrovnik (Croácia) 

    As muralhas de Dubrovnik foram tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Com sua fundação datada do século 7, a beleza do lugar vem da construção de fortes e muros sobre as águas azuis do Mar Adriático. 

    Mas, além de sua beleza natural, o lugar ganhou destaque por ter sido cenário de alguns episódios do seriado Game of Thrones, dando ainda mais visibilidade ao local. 

    Carcassonne (França) 

    Localizada ao sul da França, Carcassonne ganha destaque pela grossa muralha de pedra construída no auge do período feudal, entre os séculos 10 e 13. Quem for lá, não pode deixar de ir ao Chateau Comtal, castelo do século 7 que abriga um museu, bem como andar pelas muralhas da cidade. 

    Suas edificações medievais enchem os olhos dos turistas, ainda mais depois da restauração feita no século 19. Basta dizer que o cenário serviu de inspiração para o clássico castelo do filme A Bela Adormecida, de Walt Disney. 

    Siena (Itália) 

    Em meio à Toscana, encontra-se Siena, uma cidade composta por várias construções medievais, sendo a mais importante a Catedral de Siena, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

    Outro destaque vai para o Palazzo Pubblico, ou Palazzo Comunale de Siena, palácio italiano do século 14, como sede da Podestà e do Conselho dos Nove. Atualmente, o lugar abriga a câmara municipal da cidade. 

    Toledo (Espanha) 

    A cidade de Toledo é marcada pela Santa Inquisição Espanhola, período sombrio no qual a Igreja Católica perseguiu todos aqueles que eram considerados hereges. 

    Ao mesmo tempo, a beleza de sua charmosa arquitetura impressiona. Entre as construções medievais que não podem deixar de serem vistas estão a Sinagoga e a Catedral da cidade. Essa última fica localizada no centro da cidade e é marcada pela arquitetura gótica. 



    Imprimir