CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/12/2019

    DOURADOS| Corrida para Prefeitura tem três pré-candidatos

    Os deputados estaduais Barbosinha e Marçal Filho estão no páreo com a atual prefeita Délia Razuk, que deve disputar reeleição 

    Barbosinha, Marçal Filho e Délia Razuk são tidos como pré candidatos a prefeito em Dourados
    Começa a aquecer a corrida pela prefeitura de Dourados para o que vem, quando em outubro a população vai às urnas. Com a entrada do deputado estadual Marçal Filho (PSDB) na disputa, chega a três os pré-candidatos a prefeitura da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. O deputado estadual Barbosinha (DEM) foi o primeiro a se lançar. Já a prefeita Délia Razuk (sem partido) tem demonstrado cada vez mais interesse em buscar a reeleição.

    A diferença é que Marçal e Délia não falaram abertamente que são pré-candidatos. Durante discurso na Assembleia Legislativa esta semana, o deputado usou a tribuna durante o Grande Expediente para falar sobre as perspectivas para 2020, mencionando que o gestor público “precisa olhar para o setor produtivo do estado, com a criação de um Conselho de Desenvolvimento com representantes do setor comercial e industrial para melhor desempenhar suas funções em cargo de Executivo”.

    A deixa no discurso do deputado, que ainda citou a conjuntura atual douradense, foi entendida nos bastidores políticos que ele poderá disputar a prefeitura. Délia Razuk tem preferido não falar sobre o assunto, que só deixará para decidir em abril do ano que vem, mas que a tomada de decisão não partirá exclusivamente dela e sim de “um grande grupo”, considerado pela prefeita como forte. Barbosinha foi lançado como pré- -candidato a prefeito no final de junho pelo vice-governador e secretário de Infraestrutura Murilo Zauith.

    De forma prematura, o lançamento não tem caído no gosto da população, conforme mostrou pesquisa do Ibrape, feita com 332 eleitores no mês passado. Na pesquisa estimulada, Marçal liderou com 36% das intenções de voto, Délia com 6% e Barbosinha, 2%. O deputado estadual Renato Câmara, que ainda não se mostrou interessado, apareceu com 11%. Entre os três pretensos pré-candidatos, Marçal é o que não tem um grupo político de apoio. Isso porque o governador Reinaldo Azambuja, do mesmo partido do deputado, quando esteve em Dourados na semana retrasada, deixou claro à reportagem que a sua intenção é a que haja um entendimento entre todos os partidos que o apoiaram à reeleição. O governador não mostrou interesse de seguir o entendimento nacional do PSDB, que oficializou os diretórios a lançar candidatura própria em cidades com mais de cem mil habitantes, como é o caso de Dourados.

    Isso significa que Reinaldo poderá apoiar, na atual conjuntura, tanto Barbosinha, Marçal ou Délia para as eleições municipais do ano que vem. Caso Barbosinha seja o nome de consenso, ele contará ainda com o apoio de Murilo Zauith, um dos empresários mais bem-sucedidos do Estado. Délia teria a aparelhagem da máquina municipal a seu favor. Independente, Marçal não conta com grupo político. 

    Fonte: OPROGRESSO
    Por: Flávio Verão



    Imprimir