CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/12/2019

    COSTA RICA| Câmara Municipal reconhece 14 personalidades com o “Título de Cidadão Costarriquense”

    ©RENAN CARRIJO
    Com o objetivo de valorizar a história de pessoas que contribuíram para a cultura e o desenvolvimento de Costa Rica-MS, em 2019 a Câmara Municipal de Vereadores outorgou o Título de Cidadão Costarriquense para 14 homenageados, uma forma de reconhecer publicamente os serviços prestados ao município por essas personalidades.

    A entrega da honraria aconteceu na sexta-feira (06/12), durante sessão solene da Câmara Municipal realizada no Auditório Cultural Ambiental Valdir Justino de Almeida, localizado dentro do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

    O Legislativo de Costa Rica preparou uma cerimônia requintada para o evento, visando garantir comodidade e conforto aos convidados. O interior do auditório foi decorado nas cores azul e branco, representando as cores da bandeira do município. Além disso, a cerimônia também contou com som ambiente e telão para exibição de vídeos. Ao final do evento, todos os participantes foram servidos com um jantar.
    ©DIVULGAÇÃO
    A sessão solene começou por volta das 20h, onde 10 vereadores costarriquenses (com exceção do vereador Artur Baird) compuseram a mesa de autoridades. O presidente da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), fez a abertura oficial da cerimônia e logo após o cantor Hugo Salles (prata da casa) abrilhantou a noite cantando a modo acústico às músicas “Tocando em Frente” de Almir Sater, “Ninguém Explica Deus” de Preto no Branco, e em seguida aconteceu a entrega dos títulos.

    Conforme as regras da Casa de Leis, cada vereador costarriquense, o prefeito e o vice-prefeito têm direito a indicação de um nome para receber o Título de Cidadão Costarriquense. Consequentemente, na cerimônia, os homenageados foram convidados, cada um por vez, a se levantarem e se dirigirem até à frente, para receberem o Título de Cidadão Costarriquense das mãos da autoridade que indicou o nome da respectiva pessoa para ser congratulada com a honraria.

    Antes de receber o título em mãos, cada homenageado teve a biografia resumida lida pelo cerimonial do evento. E a cada entrega também foi exibido no telão um vídeo gravado pela respectiva autoridade (vereador, prefeito e vice-prefeito) explicando o motivo da escolha do nome indicado para receber a honraria.

    Uma das homenageadas, foi a empresária Ilda Batista, que a 47 anos reside em Costa Rica. Com trabalho e dedicação, a empresária transformou a pequena mercearia no famoso Comercial Santo Antônio, que serviu o comércio da cidade durante 37 anos. “Quero agradecer à Câmara Municipal e a vereadora Rosângela por essa homenagem. Confesso que não pensava ter esse prestígio, e essa avaliação tão boa da sociedade, não imaginava estar aqui nesta noite e receber o título de cidadã costarriquense. Fiquei muito feliz!”, ressaltou Ilda, que com toda sua simpatia arrancou sorrisos da plateia durante seu discurso.

    Outro homenageado, foi o empresário João Paulo Tosta, homenageado pelo vice-presidente da Casa de Leis, Rayner Moraes Santos. Mudou-se para Costa Rica em 2006 e desde então atua em sua empresa a Recarga.com, além de obrar voluntariamente em causas socias como a Casa da Sopa, Rancho dos Amigos, Hospital do Amor e APAE.

    “Gratidão, é a palavra que representa receber esta homenagem. Desde que cheguei em Costa Rica viemos trabalhando em prol do próximo com grandes parcerias e amigos. Criamos o projeto Trilheiros do Noel, que distribui presentes às crianças mais carentes do nosso município no período do Natal. Chegamos a atender por volta de 4 mil crianças. Sei que não consegui conquistar esse prêmio sozinho, e quero dedicar a todos que participaram desta caminhada, a minha família, ao seu Alcides meus padrinhos que me receberam aqui”, agradeceu João Paulo.

    A cerimônia de entrega da honraria reuniu 120 pessoas, entre elas familiares e amigos dos homenageados, em um momento dedicado especialmente aos congratulados.

    Conforme o Decreto Legislativo n° 44/2019, aprovada pelo Plenário da Câmara no dia 18 de novembro, nesse ano vão ser homenageados com o Título de Cidadão Costarriquense o delegado Alexandro Mendes de Araújo; nome indicado coletivamente pelos 11 vereadores; o pastor, Anderson Junio Rosseto Dressler, indicado pelo presidente Averaldo Barbosa da Costa (MDB); o empresário, Andrea Pietribiasi, indicado pelo vereador 2º secretário Claudomiro Martins Rosa (PSD), a pecuarista, Beatriz Garcia Paes, indicada pelo vereador Lucas Lázaro Gerolomo (PSB) o engenheiro, Darlan Luiz da Silva, indicado pelo vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT); o médico, Glauco Folchini da Silveira, indicado pelo vereador Ailton Martins de Amorim (MDB); o médico, Heraldo Franco de Rezende e Silva, indicado pelo vereador 1º secretário Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB); a empresária, Ilda Batista da Silva, indicada pela vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB); o advogado, Jaibis Corrêa Ribeiro, indicado pelo vice-prefeito Roberto Rodrigues (DEM); o empresário, João Paulo Tosta de Freitas, indicado pelo vereador vice-presidente Rayner Moraes Santos (PR); o servidor público aposentado, Levino Faustino de Almeida, indicado pelo vereador José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM); o juiz, Marcus Abreu de Magalhães, indicado pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB); a professora aposentada, Olga dos Santos Garcia, pelo vereador Ronivaldo Garcia Cota (PSDB) e a veterinária, Silvana Renesto Belló, indicada pelo vereador Artur Delgado Baird (PSC).

    O presidente da Câmara definiu toda a organização do evento, assim como detalhes desde a decoração até o protocolo de entrega dos títulos. “Os representantes do povo de Costa Rica fazem essa homenagem para aqueles que escolheram Costa Rica como a sua terra, e aqui realizaram trabalhos que fizeram e fazem a diferença na cidade. É um momento de muita felicidade, fico grato por dirigir essa sessão de entrega de títulos", enalteceu o presidente Averaldo Barbosa.

    O Título de Cidadão Costarriquense é outorgado anualmente a pessoas que não nasceram em Costa Rica, mas que contribuíram de alguma forma para a cultura e o desenvolvimento da cidade. Trata-se de um documento simbólico concedido pela Câmara Municipal, que reconhece publicamente os serviços prestados ao município pelos homenageados, seja na vida pública ou particular.

    Por: Cassiane Mews



    Imprimir