CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/12/2019

    CAARAPÓ| Prefeitura promove recital de encerramento de projeto de música hoje à noite

    Alunos do Projeto Musicalizando durante ensaio com o professor Roberto Teixeira ©DIVULGAÇÃO
    Acontece nesta quarta-feira (11), na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Caarapó (Simted), a partir das 19h, o recital de encerramento do Projeto Musicalizando, desenvolvido no município pela Associação Musicalizando (ACMUZ), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec). O programa do recital – aberto ao público – prevê apresentações de alunos do projeto – solo, orquestras e participações especiais.

    O Projeto Musicalizando é uma ação da prefeitura de Caarapó que tem o violão como instrumento de aprendizagem. Em 2019, atendeu alunos da sede do município e do distrito de Nova América, tendo como instrutor o professor Roberto Teixeira, da ACMUZ.

    Para a Semeec, na educação de crianças e adolescentes, a música é um importante canal de comunicação, de sensibilização, de ação e de perspectivas sociais, na aprendizagem do instrumento mais popular do Brasil, que é o violão.

    Desenvolvido em Caarapó desde 2005, o projeto também chama a atenção para a necessidade de se elaborar uma política de educação musical adequada e de qualidade, formando, informando e capacitando músicos, professores e estudantes de música, elevando o nível do ensino musical, sugerindo uma reflexão cuidadosa nas diretrizes a serem tomadas com relação a formação musical local.

    Em nível estadual, o Projeto Musicalizando teve início em 1993, resultado de parceria com associações de bairros e escolas de músicas. A partir de então, tem buscado organizar, distribuir e levar a educação básica adequada e de qualidade às crianças e adolescentes estudantes afastados dos bens culturais.

    Ao longo do tempo, o projeto chegou a 35 municípios de Mato Grosso do Sul, transformando o Estado em um grande conservatório itinerante. Com as atividades do projeto, vários movimentos musicais foram surgindo nas cidades onde o programa desenvolveu e desenvolve suas atividades. A música, por meio do violão, passou a ganhar um espaço importante entre os jovens, onde são percebidas as mudanças comportamentais e culturais nesse segmento, seja nas escolas, igrejas, praças e Universidades, no caso de alguns que optaram por seguir uma carreira profissional.

    São esperadas no evento de hoje as principais autoridades políticas do município, a exemplo do prefeito André Nezzi (PSDB), do vice-prefeito Leônidas Ignácio Moreno, o Gordo da Tigre (DEM), da presidente da Câmara, Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM) e da secretária municipal de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, além de vereadores e secretários municipais.

    Por: Dilermano Alves



    Imprimir