CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/11/2019

    Tecnologia emergente: pesquisa revela que Brasil está entre os países que mais utilizam smartphones

    Variedade de demanda permite serviços cada vez mais utilitários 

    ©DIVULGAÇÃO
    O mercado de smartphones e aplicativos segue crescendo exponencialmente, com opções para todos os bolsos e necessidades. 

    Entre os favoritos, estão serviços de mensagens, delivery de comidas e mobilidade, como o app do ônibus. De acordo com levantamento feito pela App Annie, o Brasil ocupa o quinto lugar em utilização de aplicativos e smartphones. 

    Embora o uso desses aparelhos seja relativamente recente — o boom dos smartphones no Brasil foi após 2010 —, estes se tornaram itens essenciais em todos os contextos. 

    A geração Y tem um papel crucial na popularização dessas tecnologias, encabeçado pelo uso das redes sociais, streaming de mídia e aplicativos bancários. Afinal, se tornou obsoleto pegar fila em banco para realizar quaisquer operações. 

    Também é necessário considerar que o país tem tamanho e população que favorecem a implantação dessas tecnologias, principalmente quando elas afetam diretamente o bolso e o tempo do consumidor.  

    As novas modalidades de trabalho, como freelancers e microempreendedores, demandaram soluções menos burocráticas e cada vez mais simplificadas. Isso reflete diretamente no surgimento de novos serviços e segmentos de atuação. 

    Muitas cidades já possuem pontos fixos de acesso ao Wi-Fi em locais estratégicos, como praças, pontos de ônibus, terminais e postos de recarga. Algumas, inclusive, desenvolveram seus próprios aplicativos de informação em tempo real, venda de passagens e recarga de bilhetes. 

    Não é difícil observar no transporte público pessoas assistindo a séries, filmes e outros conteúdos enquanto viajam. Os diferentes planos de dados oferecidos pelas operadoras de telefonia também contribuem para o aumento na utilização desses serviços. 

    União de tecnologias simplifica o dia a dia corrido do brasileiro 

    Segundo Otávio Tranchesi, diretor de um app de entrega de gás, “a praticidade em relação ao pagamento é de fato o que mais tem atraído os consumidores para este tipo de tecnologia (sic)”. 

    Inovações, como máquinas de cartão portáteis, bancos digitais e aplicativos de compra, simplificam a rotina de quem não quer perder tempo em filas ou necessita realizar muitas ações ao mesmo tempo. 

    O fator segurança ainda gera desconfiança em alguns, mas sistemas cada vez mais consistentes, aliados a interfaces práticas e experiências pensadas no cliente têm apontado um futuro promissor. 

    Seja possibilitando a compra antecipada e mais cômoda de passagens de ônibus, seja permitindo consumir conteúdos fora de casa, é fato que o brasileiro não abre mão do smartphone. 

    Cada vez mais conectados, a tendência é que esses serviços continuem reformulando nossas experiências de compra, oferecendo melhores experiências e aproximando o consumidor do seu objetivo real. 

    Estamos observando um aumento significativo na presença das chamadas inteligências artificiais no nosso dia a dia. Alinhadas diretamente às necessidades do consumidor, elas podem facilitar ainda mais as atividades diárias e otimizar a relação entre cliente e produto. 

    De acordo com um relatório divulgado pelo CI (Centro de Inovação da Visa), até 2020 o cenário pode ser ampliado em 30% no uso de smartphones. É um ótimo momento para o surgimento de soluções inovadoras, ainda mais se analisarmos a exigência cada vez maior do público. 

    Com o tempo melhor distribuído, as pessoas tendem a integrar mais atividades, seja viajando, cuidando da saúde — também com ajuda de apps — ou até mesmo criando seus próprios aplicativos. 

    Mesmo em tempos de economias difíceis, o brasileiro continua demandando esses serviços, dos quais já não consegue abrir mão. Ainda de acordo com os números do CI, os aplicativos geram 48 vezes mais transações aqui do que no restante do mundo. 

    O setor de tecnologia tende a crescer muito mais nos próximos anos, facilitando cada vez mais a rotina das pessoas e oferecendo serviços personalizados. 



    Imprimir