CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/11/2019

    Para especialistas, competências das mulheres nos negócios são o futuro das empresas

    Fórum Sebrae Mulheres Empreendedoras trouxe empresárias de sucesso a nível nacional para mostrar possibilidades no empreendedorismo feminino

    Flavia Yumi Chibusa, diretora de negócios do grupo Arezzo, dono das marcas Anacapri, Schutz e outras ©Afranio Pissini - Sebrae MS
    Campo Grande recebeu nomes de referência nacional no empreendedorismo feminino para inspirar e capacitar empresárias locais. O Fórum Sebrae Mulheres Empreendedoras, realizado nesta segunda-feira (25), reuniu 350 participantes para conferir histórias de sucesso de quem já começou sua jornada no mundo dos negócios.

    Logo pela manhã, a diretora da unidade de Negócios do grupo Arezzo, Flavia Yumi Chibusa, falou sobre construção de marca. Para ela, em geral, as mulheres podem apresentar características que trazem um diferencial em posições estratégicas. “Flexibilidade, olhar 360º, valorizar o outro e não só você. A gente consegue se maquiar, pensar na comida do filho, no que tem que fazer daqui a pouco e pelo menos outras dez coisas ao mesmo tempo. Precisamos ser multitarefa”.

    Outro destaque foi a caçadora de tendências Sabina Deweik, idealizadora e membro do projeto Eupreendedoras, laboratório de desenvolvimento humano incubado na Rede Ubuntu. A pesquisadora trouxe aos participantes novas tendências de consumo e trabalho, que estão relacionadas à ascensão do empreendedorismo feminino.

    “Estamos em uma era que pede valores femininos. Isso não tem a ver com gênero. Precisamos de novos modelos, que tem a ver com os modelos femininos: habilidades emocionais, a intuição, a capacidade relacional, poder se conectar em rede, o cuidado, a empatia. É bem importante eventos como esse que possam trazer uma luz sobre o empreendedorismo feminino e o trabalho lindo que as mulheres estão fazendo nos negócios”, afirmou.

    Deweik explicou que esses aspectos vêm em contrapartida aos impactos causados por valores considerados masculinos, como competitividade, estruturas hierárquicas e foco nos resultados, que acabaram por ter um alto custo tanto nos negócios quanto para os colaboradores.
    Sabina Deweik, caçadora de tendências e idealizadora do projeto Eupreendedoras ©Afrânio Pissini - Sebrae MS
    “Você vê pessoas saindo das organizações com burn out, depressão, ansiedade. Organizações perdendo lucro justamente porque a nossa sociedade pede novos modelos. Os valores femininos têm a ver com essa nova liderança, que é uma liderança mais relacional, não é autoritária, considera as emoções dentro do ambiente de trabalho”, declarou.

    Público

    O Fórum Sebrae Mulheres Empreendedoras foi resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do ano junto a empreendedoras de MS atendidas no programa Mulher de Negócios.

    Denise Fabrício é participante do projeto em Dourados e compareceu ao evento. A empresária é proprietária da revista Mulher Destaque, em que conta histórias de empreendedoras que tiveram sucesso nos seus negócios. “Com esse evento, quero encerrar o ano com toda essa bagagem que tivemos no Sebrae em Dourados. Aprendemos, compartilhamos e construímos uma nova era no mundo do empreendedorismo feminino”, disse.

    Para Alessandra Rocha Nepomuceno, diretora financeira da Segunda Pele Lingeries, o fórum foi uma oportunidade de buscar conhecimento e aprendizado. “Estou saindo daqui vitaminada, animada mesmo. As dicas que foram dadas, as palestras, todas as mulheres que passaram aqui, fazem com que a gente saia realmente com cara de leão: pra avançar mesmo no nosso negócio”.

    ASSECOM