CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/11/2019

    OPORTUNIDADE| Canadá Intercambio busca empreendedores no Brasil

    ExpoCanada em Campo Grande, dia 28 de novembro, traz novidades em estudos, trabalhos, carreiras e empreendedorismo no Canadá e no Brasil

    Ed Santos – sócio-fundador da Canada Intercambio e especialista em imigração - em uma das ExpoCanada no Brasil ©DIVULGAÇÃO
    De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os empregos informais chegam a 41,4% da força de trabalho ocupado no país. Agora, a categoria de trabalhadores por conta própria também apresentou recorde na série histórica, com 24,4 milhões de pessoas nesta condição, um aumento de 4,3% quando comparado com mesmo período do ano passado. Desse total, 4,9 milhões tem CNPJ, ou seja, registro como empresa, e 19,5 milhões não têm. Um cenário oportuno para quem desejar investir em um novo negócio.A Canada Intercambio vai realizar no próximo 28 de novembro, terça-feira, a ExpoCanada em Campo Grande. Entre diversos assuntos que serão apresentados sobre estudos, trabalhos, imigração, o sócio-fundador da Canada Intercambio, Ed Santos, está buscando empreendedores para representar a Canada Intercambio em Campo Grande. Vale lembrar que não se trata de franquia, pois não há valor de investimento inicial e nem cobrança de quaisquer taxas. O empreendedor ganhará com o desenvolvimento de seu negócio. É um novo modelo que a Canada Intercambio está adotando no país para expandir sua presença em território nacional. Em 2018, a Canada Intercambio faturou CAD$ 5 milhões e a perspectiva é fechar o ano com 20% de aumento em vendas.

    O evento será realizado no Hotel Deville Prime Porto Alegre – avenida Mato Grosso, 4250 – Carandá – Bosque Campo Grande / MS – das 19h às 22h. Participação gratuita e limitada. Para garantir entrada, o interessando deve se inscrever no site: www.expocanada.com.br.

    ExpoCanada 

    Os principais assuntos que serão discutidos na palestra, são: os desafios e oportunidades no país; cases de sucesso (imigração de formas distintas); como se qualificar no Canadá através de estudo (high school, college, entre outros); a volta do profissional qualificado ao Brasil; imigração através de estudos – processos imigratórios (passo a passo da imigração, processos, prazos e custos).
    ©DIVULGAÇÃO
    ExpoCanada itinerante

    Diversos programas de estudos - De acordo com a última pesquisa divulgada no início deste ano pelo IRCC – Departamento Federal de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá – o número de estudantes internacionais com permissão para estudar no país atingiu 572.415 em 31 de dezembro de 2018. O Brasil ocupou a sétima posição dos países com mais estudantes no Canadá com 13,835, com crescimento de 17% quando comparado ao ano de 2017. E a maioria dos estudantes que viajaram para o exterior em 2018, ou seja, 84,7% dos intercambistas, de acordo com a pesquisa da Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio – tinham como objetivo aperfeiçoar o inglês. A duração do intercâmbio de dois a três meses foi o mais realizado, segundo a pesquisa, respondendo por 59% das viagens. Em números gerais, o público feminino foi responsável por 62% dos intercambistas. E os jovens entre 18 e 21 anos foram os responsáveis por 26,4% dos negócios fechados.

    A escolha dos intercambistas do Centro-Oeste, de acordo com a Belta (abaixo gráfico), não foi diferente. Cerca de 34% dos viajantes foram para o Canadá em busca de aperfeiçoar o inglês, já a procura por uma graduação foi responsável por 20,4%.
    Fonte: Belta – pesquisa realizada em 2018
    São vários os fatores que levam os brasileiros a optarem por realizar um intercâmbio: aperfeiçoar o inglês; ter uma vivência intercultural; autoconhecimento; amadurecimento pessoal; ter mais autonomia pessoal; potencializar o currículo acadêmico; ampliar o capital social e criar chances de empregos tanto no Brasil como no exterior.

    O Canadá é o país mais desejado pelos intercambistas, com 31,6%, de acordo com a Belta. E a escolha é baseada em vários benefícios oferecidos pelo país: câmbio favorável; país anglofalante, qualidade de vida, facilidade no processo de visto, além de adotar políticas que favorecem os estudantes internacionais combinarem atividades de estudo e trabalho. “O Canadá é um país que oferece inúmeras oportunidades, além do inglês, como: high school, carrer college (curso técnico), college, universidades, trabalho e empreendedorismo. A partir do college, todos abrem oportunidade para que deseja migrar para o Canadá. E neste evento, traremos diversas autoridades educacionais e empresariais para apresentarem o funcionamento de cada setor canadense”, afirma o sócio-fundador da Canadá Intercâmbio, Ed Santos.

    E para quem deseja ter uma conversa com mais detalhes sobre imigração, o Ed Santos - que é também especialista em imigração, reconhecido e diplomado por diversas entidades canadenses – estará para atender ao público. 

    Emprego e imigração para o Canadá - De acordo com pesquisas de 2017 da francesa OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – o Canadá foi considerado o país mais educado desde o início de suas pesquisas em 2010, com 56,7% dos adultos canadenses com alguma graduação ou curso técnico (pós ensino médio). Canadá está 16% acima da média da OCDE e 10% maior que os Estados Unidos. Atualmente, é avaliado como uma das 10 maiores economias do mundo.

    Segundo os últimos dados divulgados, em 2018, pela Statistics Canada (o censo canadense), o país tem mais de 37 milhões de habitantes, sendo que quase 50% deles são imigrantes. De acordo com o Relatório Anual do Parlamento Canadense sobre Imigração de 2018 (Annual Report Parliament on Immigration), 93% dos imigrantes falam inglês ou francês. De outubro de 2017 a junho de 2018, o número de pessoas que aplicou para imigração aumentou mais de 130%. Em 2018, o Canadá admitiu 159,262 mil novos residentes permanentes pelo programa Classe Econômica, através do aplicativo de sistema de gestão Express Entry. Ainda este ano, o governo planeja admitir 176 mil residentes permanentes pela via de classe econômica. Entre 2016 e 2017, estudantes e visitantes contribuíram com mais de CAD 31 bilhões para economia canadense.

    Para movimentar toda sua economia, como em qualquer país, o Canadá precisa sim de profissionais, com inglês fluente (algumas províncias exigem também o francês), mas reconhecidos e regulamentados de acordo com suas leis. “A perspectiva do Canadá é aumentar os níveis anuais de imigração para 340 mil até 2020 e reduzir o processo que demora hoje, 24 meses, para um ano apenas. Em torno de 80% do crescimento populacional é resultado da imigração”, comenta Ed.

    Atualmente, o país enfrenta dois grandes problemas: baixa natalidade e aumento de idosos. A quantidade de residentes com mais de 65 anos chega a 18% da população total. Para tentar resolver esta questão, o governo canadense pretende aumentar o número de imigrantes em 1 milhão até 2021.

    ExpoCanadawww.expocanada.com.br

    Participantes: Toronto School of Management; Conestoga; Fanshawe; Humber; Sault College e Ed Santos (Imigração levada a sério).

    Dia: 28 de novembro de 2019 – quinta-feira

    Horário: das 19h às 22h

    Local: Hotel Deville Prime Porto Alegre – avenida Mato Grosso, 4250 – Carandá – Bosque Campo Grande / MS – das 19h às 22h

    Entrada: gratuita


    ASSECOM



    Imprimir