CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/11/2019

    O que os brasileiros esperam da Black Friday 2019?

    Muitos fatores influenciarão os comportamentos e decisões dos consumidores na edição deste ano, as tendências de compra mostram sinais inéditos 

    ©DIVULGAÇÃO
    Neste ano, a Black Friday acontecerá dia 29 de novembro. Conforme os dados de uma pesquisa realizada pela Zoom, com 4.398 consumidores participantes, 95% deles possuem intenções de comprar nessa data. 

    O desejo dos consumidores se resume na busca por eletrodomésticos (56%), eletrônicos (50%) e celulares (48,5%), de acordo com a pesquisa. 

    Com esses números, é de se notar que a Black Friday no Brasil está agradando os consumidores. Mesmo com isso, para que a data tenha um alto índice de vendas, o CEO da Zoom, Thiago Flores, acredita que os descontos expressivos, assim como uma boa logística e infraestrutura são fundamentais. 

    A seguir, entenda um pouco mais sobre a Black Friday 2019. 

    Black Friday 2019: Consumidores atentos aos preços 

    De acordo com o levantamento da Zoom, grande parte dos brasileiros está em alerta mesmo antes de efetuar as compras. A pesquisa mostra que 98% dos participantes efetuam o monitoramento dos preços das mercadorias antes de efetuar a compra na Black Friday. 

    Inclusive, o levantamento mostrou que 66% dos entrevistados pretendem aproveitar a ocasião para adiantar a compra dos presentes de Natal. 

    A influência para a compra dos produtos para os entrevistados (74%) ocorre conforme o preço da mercadoria apresentada. Dos participantes, 59% revelaram que economizaram dinheiro durante o ano para aproveitar os preços da Black Friday. 
    Condições melhores para as compras 

    Nesta Black Friday, existe uma maior integração entre os canais físicos e digitais. No entanto, os consumidores estão avaliando os preços, as condições, e os descontos, antes de efetuar a compra. 

    Os dados foram extraídos de uma pesquisa do Google, realizada pela consultoria Provokers. O estudo contou com 1.500 consumidores on-line de todas as regiões do Brasil, em julho de 2019. 

    Ainda faz parte do levantamento da Float/Quantas, o estudo Consumers’ New Shopping Experiences. Na etapa qualitativa participaram seis especialistas de varejo e nove grupos de discussão em São Paulo. Para a fase quantitativa, foram mais de 2 mil internautas das classes A, B e C, das cinco regiões do Brasil. 

    Preço do produto 

    A maior parte dos consumidores dá preferência aos descontos. É o que revela a pesquisa, com 71% dos consumidores comprando em locais diferentes. Para 2019, os números já chegam a 84%. Mas somente 33% compraram em um local que não conheciam na edição anterior da Black Friday. 

    Neste ano, os consumidores não determinam a compra pensando apenas no preço do produto. Outros fatores, como condições de pagamento, cupons, relação de confiança entre cliente e empresa e nível do serviço têm 54% da relevância na hora da compra. 

    No ano anterior, as formas de pagamento eram índices decisivos para concluir a compra de 41% dos consumidores. Serviços de assinatura (11%), cashback (11%) e pontos de fidelidade (10%) entraram como fatores decisivos. 

    O levantamento também informou que 39% dos brasileiros optaram por retirar o produto na loja. Inclusive, neste ano, 24% dos usuários desejam utilizar esse tipo de entrega para suas compras on-line. Ainda, 7 a cada 10 pessoas atribuem ao valor do frete a causa da desistência de compras on-line. 

    Para a Black Friday de 2019, é possível que a quantidade de compras nas lojas físicas se equipare a das compras on-line. Essa tendência foi divulgada pela revista Exame, com base em uma pesquisa do Google, e terá como impulso o aumento dos consumidores multicanal, que são 25% do total de consumidores em 2019 — versus 7% no ano passado. Somente 37% dos entrevistados informaram que vão comprar exclusivamente em lojas físicas e 38%, pela internet. 

    Busca por eletrodomésticos e gastos acima de R$ 1 mil 

    Os eletrodomésticos, os eletrônicos e os celulares dividem a lista de itens mais procurados, portanto, os gastos dos consumidores podem ser mais elevados. 

    A média do valor de compras, na data promocional deste ano, deve ser superior a R$ 1 mil para 60% das pessoas entrevistadas. Esses gastos podem ganhar tal proporção devido às experiências positivas nos outros anos. Dos participantes, 90% informaram que efetuaram compras satisfatórias em 2018. 

    A pesquisa da Zoom também revelou que 52% das compras da Black Friday vão ser feitas nas lojas on-line. Houve, também, um aumento do percentual de consumidores que buscarão os estabelecimentos que oferecem serviço on e off-line, alcançando os 46,5%. Nessa pesquisa, a maior parte dos entrevistados é da Região Sudeste (53,5%), tem entre 35 e 60 anos (47%), e 59% são do sexo masculino. 

    Roupas e celulares também estão na lista de interesses 

    Segundo pesquisa da In Loco para a MindMiners, na Região Sudeste, as roupas e celulares estão com 36% da intenção de compras, sapatos, 27%, e livros, 26%. Produtos de beleza e informática seguem com 24%, eletrodomésticos, 22%, e TV, 21%. A pesquisa também revelou que carros estão com apenas 4% da intenção de compras entre os 1.000 participantes. 

    Por fim, 75% dos entrevistados revelaram que fizeram compras na Black Friday 2018, 89% deles não se endividaram mesmo com o mar de promoções, contra 11% que não conseguiram quitar suas dívidas. 

    “Existem diferenças quando analisamos os comportamentos dos consumidores por gênero. Enquanto a maior parte do público masculino pretende comprar games (41%), seguido de smartphones (39%) e equipamentos de informáticas (38%), como computadores, monitores e impressoras; o público feminino está mais interessado em roupas (39%), produtos de beleza (34%) e smartphones (34%)”, informou Lucas Mathias, especialista em marketing da MindMiners. 



    Imprimir