CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/11/2019

    Novo serviço do Sebrae conecta empresas a soluções inovadoras

    Empresários, startups e pesquisadores podem fazer parte do sistema inovador para resolução de problemas reais

    Desafiantes e solucionadores já podem se cadastrar no Hub Sebrae
    Com objetivo de conectar empresas a pesquisadores e startups, o Sebrae/MS lança o Hub Sebrae no qual empresários com problemas reais ficam em contato com quem pode resolvê-los ou propor inovações ao negócio. As inscrições estão abertas para quem busca pelas soluções – os chamados “desafiantes” – e para quem pode oferecê-las, no caso, os solucionadores.

    O serviço fomenta a inovação aberta, ou “open innovation”, termo que deriva de processos que descentralizam o capital inovador – ou seja, permite que o conhecimento para desenvolver soluções venha de várias fontes. Desta forma, há possibilidade de se criar parceria com centros de pesquisa, laboratórios e aqueles que trabalham com ciência, tecnologia e inovação.

    Na prática, o Hub Sebrae aproxima empresas consolidadas a negócios com propostas inovadoras. Podem participar negócios de Mato Grosso do Sul e de outras regiões.

    “Uma grande dificuldade para o mercado é o acesso a soluções de problemas que empresas e territórios enfrentam no dia a dia. Quem se cadastra passa por uma categorização e nós fazemos a intermediação entre esses pares. Já possuímos uma base de dados e estamos realizando conexões de problemas a soluções”, explica a analista do Sebrae/MS, Janaína Mansilha.

    No Brasil, grandes empresas como a Fiat, Unilever e a Natura já trabalham com a forma aberta de inovação. A montadora, por exemplo, economiza milhões de reais todos os anos em seus carros a partir de um site em quem designers e consumidores apontam melhorias para seus produtos.

    Quem pode participar

    São dois públicos da plataforma: quem possui um desafio e quem tem potencial para solucioná-los, que podem ser de qualquer parte do Brasil.

    Os desafiantes podem ser tanto empresas que buscam produtos, serviços ou processos melhores, quanto territórios que estão à procura por boas ideias e pesquisa para solucionar seus problemas reais.

    Já os potenciais solucionadores vão desde startups fornecedoras de produto ou serviço ou tenha capacidade de desenvolver algo inovador, até pesquisadores que já têm estudo e podem desenvolvê-lo para ajudar na inovação de empresas, cidades e regiões. Quem se cadastra como solucionador tem acesso ao mercado, investimentos, infraestrutura, reconhecimento e oportunidade de desenvolver suas ideias.

    Para saber mais sobre como lançar ou solucionar um desafio, acesse o link.

    ASSECOM



    Imprimir