CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/11/2019

    Governador lança selo para facilitar comércio de produtos artesanais

    Medida facilita comércio de produtos alimentícios de origem animal, fabricados de forma artesanal

    ©ARQUIVO
    O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lança hoje (18), a partir das 14h, o “Selo Arte” em Mato Grosso do Sul, que vai permitir que produtos alimentícios de origem animal, fabricados de forma artesanal, por agricultores familiares, possam ser comercializados em todo País.

    O evento vai ocorrer no auditório da Governadoria, que fica no Parque dos Poderes, em Campo Grande, tendo a participação de agricultores familiares, entidades ligadas ao setor, assim como secretários estaduais. A medida é uma reivindicação antiga dos produtores artesanais.

    “O selo Arte (em referência ao produto artesanal) é a realização de um antigo sonho de produtores artesanais de todo o Brasil. Ele vai permitir que os produtos de origem animal sejam comercializados livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos”, descreveu Azambuja.

    Para ocorrer esta comercialização em nível nacional, os agricultores terão que cumprir exigências sanitárias, disporem de boas práticas agropecuárias, assim como da fabricação dos produtos. Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento e Produção, Jaime Verruck, este novo cenário será um ganho também aos consumidores.

    “Para eles (consumidores), será uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias”, disse Verruck. Ele ponderou que a regulamentação vai preservar o “sabor único” das diversidades dos produtos locais. A primeira etapa do selo será nos produtos lácteos, como os queijos, depois seguindo às demais áreas.

    Aproveitando a oportunidade, o governador ainda vai assinar a regulamentação sobre o “queijo artesanal” do Estado. Existe uma iniciativa desde 2017, para padronizar a produção do queijo artesanal (caipira) que está sendo organizada pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com o Sebrae e Senai.

    Por: Leonardo Rocha



    Imprimir