CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/11/2019

    Dia da Oportunidade atrai interessados em negócios em Chapadão do Sul

    Público formado principalmente por estudantes e empreendedores participa da ação, parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal 

    Ação gratuita reúne autoridades, empreendedores e população em geral ©Afranio Pissini - Sebrae MS
    Com a meta de movimentar o município e gerar negócios, Chapadão do Sul recebe nesta sexta-feira (8) o Dia da Oportunidade. A feira montada na Escola Carlos Drummond de Andrade reúne expositores, capacitações empresariais, soluções tecnológicas, entre outras atividades gratuitas para a população. É a primeira vez que o município recebe a iniciativa, que faz parte do programa Cidade Empreendedora – parceria entre o Sebrae e a Prefeitura para estimular o desenvolvimento econômico local.

    Durante a abertura do evento, a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França, destacou as ações para fomentar o empreendedorismo. “Desde a adoção do programa, as oportunidades de negócios têm crescido em Chapadão do Sul. E quando o assunto é empreendedorismo, o município é destaque, com a Sala do Empreendedor realizando um trabalho exemplar. A cidade mostra caminhos possíveis para a geração de emprego, aumento da renda e a promoção do desenvolvimento econômico e social”, disse.

    Entre as iniciativas, está a presença do empreendedorismo nas escolas, com quase quatro mil alunos capacitados em Educação Empreendedora. O resultado dos estudos também é mostrado no Dia da Oportunidade, na Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Além da formação, a Sala do Empreendedor possui ampla atuação na cidade, com o cadastro de mil Microempreendedores Individuais.
    Estudantes participam de Feira de Empreendedorismo para mostrar resultados obtidos em sala de aula ©Afranio Pissini - Sebrae MS
    Os resultados do empenho são observados. Hoje, Chapadão do Sul é reconhecida nacionalmente pelo empreendedorismo e boas práticas na gestão pública. Por duas vezes, o prefeito João Carlos Kruger conquistou o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Em 2019, o projeto “Chapadão do Sul Polo de Desenvolvimento e Inovação” foi vencedor na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios.

    “A nossa parceria com o Sebrae é antiga. Buscamos estimular o estudo do empreendedorismo e percebemos que as crianças estão motivadas a ir para a escola, além de todas as ações voltadas para o comércio, onde conseguimos movimentar a cidade. Temos um grande número de MEIs no município e percebemos que reduzir impostos gerou maior arrecadação, com mais empresários regularizados”, declarou o prefeito. 

    Desburocratização

    Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Felipe Augusto Scorsatto, as políticas públicas cridas em Chapadão do Sul para os pequenos negócios são referência no país. “Alguns exemplos são o desenvolvimento do Cartão MEI, que permite a integração do comércio local com os Microempreendedores Individuais por meio de descontos e condições especiais; e o MEI Móvel, para facilitar o acesso do atendimento ao empresário com mobilidade reduzida”, disse.

    Outro ponto forte é desburocratização para quem quer abrir um negócio no município, com o procedimento feito de forma digital. “Desburocratizamos o processo de abertura de empresa, antes o empresário levava a documentação em papel para cada órgão, agora o procedimento é feito de forma digital em um único local: A Sala do Empreendedor, que fica na Central Integrada de Desenvolvimento Sustentável, integrada aos setores da Receita Federal e Junta Comercia”, explica o agente de desenvolvimento local Junior Teixeira.

    Dia da Oportunidade

    O dia criado para movimentar os negócios já passou por nove municípios de Mato Grosso do Sul, promovendo a integração entre o empresariado local, venda de produtos e serviços, sessão entre empresas âncoras e fornecedores locais, entre outras ações. Para mais informações sobre o Cidade Empreendedora, basta acessar o site: www.sebraecidadeempreendedora.com.br.


    ASSECOM



    Imprimir