CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/11/2019

    Após solicitação do deputado Capitão Contar sobre viabilidade, ponte será construída sobre rio Aquidabã

    ©DIVULGAÇÃO
    Após o deputado estadual, Capitão Contar (PSL), solicitar estudo de viabilidade para a construção de uma ponte sobre o Rio Aquidabã, entre os municípios de Bonito e Porto Murtinho, o Poder Executivo Estadual contratou uma empreiteira para realizar o serviço. O pedido foi feito em abril deste ano e o extrato de contrato da obra foi publicada na edição desta segunda-feira (18) no DOE-MS (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul).

    No pedido feito pelo parlamentar em abril deste ano, Contar solicitou um estudo para uma parceria entre o Poder Executivo estadual e o CMO (Comando Militar do Oeste) para a construção de uma ponte sobre o Rio Aquidabã, na rodovia MS-382, localizada a aproximadamente 100 quilômetros do município de Bonito, sentido Porto Murtinho.

    Após sete meses do pedido, o Poder Executivo publicou o extrato de contrato entre a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos e A & A Construtora e Incorporadora Eirelli – EPP para construir a ponte, no orçamento de R$ 1.564.058,37. Os recursos que vão custear a construção da ponte provêm do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul) e têm o prazo de 150 dias consecutivos para que a obra seja entregue.

    A ponte irá ajudar o tráfego de pessoas e veículos, além do escoamento da produção familiar, entre duas aldeias de etnia Kadiwéu, sendo elas Tomázia e Barro que estão localizadas em Porto Murtinho, distante a 130 e 200 quilômetros de Bonito. Com a construção da ponte a população poderá comprar alimentos, remédios, realizar consultas médicas e garantir a frequência das crianças nas escolas. Normalmente, o trajeto é feito por canoas e muitas vezes com estrutura extremamente precária, colocando as vidas dos indígenas em risco.

    ASSECOM



    Imprimir