CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/10/2019

    TRÊS LAGOAS| SAMU do Município participa de capacitação sobre incêndio e manipulação de cilindro portátil de oxigênio

    ©DIVULGAÇÃO
    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, em parceria com o comando do 5º Grupamento de Bombeiros (5ºGB), promoveu atualização de conhecimentos sobre “Prevenção e Combate a Incêndio e Manipulação do Cilindro Portátil de Gases Medicinais”.

    A capacitação, ministrada pelo tenente Hoanderson Gomes de Sá, do 5º GB, foi no Plenarinho da Câmara Municipal, no período da manhã de quinta-feira (10) e teve como público alvo a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e foi também aberto a enfermeiros e enfermeiras da Rede de Urgência e Emergência e Unidades da Atenção Primária de Saúde.

    “Esta atualização de conhecimentos sobre prevenção de incêndios e manipulação adequada dos torpedos manuais de oxigênio atende à reivindicação e necessidades da nossa equipe”, comentou o coordenador geral do SAMU, enfermeiro Tiago Gioli.

    Ele informou que, “felizmente, em mais de 11 anos de SAMU em Três Lagoas, tivemos apenas um incidente com um torpedo de oxigênio, que explodiu, quando atendíamos a uma ocorrência no Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora”, relatou.

    Essa ocorrência, sem vítimas, motivou a necessidade de atualização de conhecimentos da equipe do SAMU sobre prevenção de incêndio e uso adequado dos cilindros de oxigênio.

    Em todas as ambulâncias do SAMU, o torpedo portátil de oxigênio é um dos equipamentos de uso obrigatório, como informou Tiago. Ele é usado em todos os casos em que o paciente apresenta os sintomas de deficiência respiratória. 



    ASSECOM



    Imprimir