CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    15/10/2019

    Nota Fiscal e Recibo: qual a diferença?

    Saiba a função de cada um desses itens e entenda qual é a melhor opção de acordo com a sua necessidade

    ©DIVULGAÇÃO
    Ao realizar uma compra em um estabelecimento comercial, após o pagamento você deverá receber uma nota fiscal. Essa nota está vinculada a diversos benefícios que você tem enquanto consumidor, além dos deveres que o proprietário do estabelecimento possui.

    Algumas vezes, entretanto, você poderá receber um recibo. Porém, ele não tem o mesmo valor, em questões contábeis, de uma nota fiscal. Você sabe por quê?

    Veja a seguir as principais diferenças entre a nota fiscal e o recibo e entenda qual é o documento que você precisa para estar em dia com suas obrigações de consumidor ou de prestador de serviços.

    O que é um recibo?

    O recibo serve para comprovar uma determinada transação financeira. Ele pode ser um papel com a assinatura de uma pessoa física, em que uma das partes atesta que recebeu um valor por algum produto ou serviço prestado. O recibo deve ser entregue para a pessoa que realizou o pagamento, como um comprovante de que aquele valor foi quitado.

    Em algumas situações, o recibo é muito importante para as empresas, fazendo parte do controle fiscal dos empreendimentos.

    O que é uma nota fiscal?

    A nota fiscal tem a função de atestar a transferência de posse de um produto em específico. Ou seja, quando um produto ou serviço possui um registro, ele representa um ativo de seu proprietário. Quando ele é passado para outra pessoa, envolvendo uma transferência financeira ou não, a nota fiscal comprova que houve tal troca.

    A nota fiscal pode ser emitida tanto por pessoas físicas quanto por empresas que realizaram a venda. Assim que uma nota fiscal é emitida, há também o recolhimento de impostos. Por isso, quando a nota não é emitida, acarreta em um crime conhecido como sonegação fiscal.

    Diferenças entre recibo e nota fiscal

    Como já foi destacado, a principal diferença entre esses dois documentos está na finalidade dos itens. Enquanto o recibo serve essencialmente para comprovar o recebimento de uma quantia, que pode ser feita para a aquisição de um produto ou a contratação de um serviço, a nota fiscal é a comprovação de que uma nova pessoa é a proprietária daquele bem ou que recebeu os benefícios de um determinado serviço.

    A emissão da nota fiscal é essencial para as pessoas que não querem ter problemas com o fisco, afinal, ela se torna a maior comprovação a respeito dos ativos que a empresa ou a pessoa física possuem em sua responsabilidade, configurando também a cobrança de impostos sobre esses valores.



    Imprimir