CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/10/2019

    DOURADOS| Prefeita Délia abre oficialmente Outubro Rosa no Município

    Outubro Rosa foi aberto na manhã desta terça-feira (08), em Dourados ©A. Frota
    Na manhã desta terça-feira (08), a prefeita Délia Razuk abriu oficialmente o “Outubro Rosa” em Dourados, em solenidade realizada na Clínica de Atendimento a Mulher. Autoridades, profissionais da área da saúde e populares acompanharam a abertura da ação que tem contado com extensa programação desde o início do mês no município. 

    A prefeita Délia Razuk agradeceu a todos os profissionais que atuam na saúde da mulher em Dourados, bem como em políticas públicas. 

    “Vocês trabalham, levam amor no que fazem, só tenho a agradecer. Em especial agradeço a secretária de Saúde, Berenice Machado, que está a frente do desafio desta área, que temos sim algumas dificuldades, porém, maior é nosso compromisso de trabalhar pela nossa cidade neste âmbito”, apontou. 

    A abertura do “Outubro Rosa” seguiu com palestra do fisioterapeuta e residente multiprofissional materno infantil- HU/UFGD- Patrick Jean Barbosa Sales, com o tema “Prevenção do câncer de colo do útero e de mama”. 
    ©DIVULGAÇÃO
    Ele abordou sobre sinais/sintomas das doenças que acometem mulheres, prevenção, diagnóstico e tratamento. O profissional enfatizou sobre a maior chance de cura do câncer de mama (entre 80 e 90% dos casos) com o diagnóstico precoce. 

    A secretária de Saúde Berenice Machado citou que diante de direcionamento da administração municipal, o assunto prevenção de doenças é trabalhada nas unidades de saúde municipais durante todo o ano, sendo que em outubro, são intensificadas para as mulheres com a campanha mundial do “Outubro Rosa”. 

    Ela ressaltou que nas Unidades Básicas de Saúde ocorre orientação para o público feminino sobre a prevenção de doenças e solicita exames quando necessário e posteriores encaminhamentos para especialistas. 
    ©DIVULGAÇÃO
    As atividades da manhã desta terça-feira (08) contaram com belíssima apresentação da cantora Izabel Souza. Representantes da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e os vereadores Sérgio Nogueira e Junior Rodrigues participaram da abertura e compartilharam sobre experiências de casos de superação do câncer de mama. 

    O “Outubro Rosa” seguirá com extensa programação no município. Para o dia 10, no CAM às 07h30, acontece uma roda de conversa sobre o “autocuidado e autoestima” com as psicólogas Stefanny Silva e Nicolle Maccari Soto. 

    No dia 16, no CAM, às 14h, a jornalista Vanda Laurentino do Instituto de Terapias Holísticas apresentará suas experiências com a Yoga. 

    A programação continua no dia 23 de outubro, a partir das 07h, no CAM, com uma oficina de beleza com limpeza de pele, quick massagem e bate papo com esteticistas sobre micro pigmentação. 

    Para dia 24, das 08h e às 14h, no CAM, haverá uma palestra “Nutrição – Cuidados com a Saúde”. 


    ASSECOM



    Imprimir