CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/10/2019

    COSTA RICA| Gestão Municipal é a 2ª melhor do Brasil, diz estudo do Conselho Federal de Administração

    A posição é proporcional ao número de habitante e PIB Per Capita

    ©DIVULGAÇÃO
    Mais uma vez Costa Rica – MS vem se destacando entre os Municípios de todo o País. A cidade ficou em 2º lugar do Brasil no IGM-CFA - Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (ano base 2018), com média nacional de 8,75. O primeiro lugar é de Votuporanga - SP com 8,92. Clique Aqui e confira o resultado de Costa Rica ou  aqui e confira o resultado de todas as cidades

    O IGM-CFA também avaliou os 5.570 municípios e o Distrito Federal separadamente por grupos. Costa Rica está em 1º lugar na avaliação. A lista foi composta por 1905 municípios que têm até 20 mil habitantes e PIB – Produto Interno Bruto - Per Capita acima de R$15.028.

    Com uma área de 4.164,12km² e uma renda PIB per capita de R$ 75.311,87, a média geral de pontuação de Costa Rica foi de 8,75, sendo 9,32 de Finanças, 7,96 de Gestão e 8,99 de Desempenho, é o que mostra o IGM-CFA que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública.

    A nota da gestão pública de Costa Rica é resultado do desempenho do Governo Municipal em indicadores como: Saúde (9,64), Segurança (9,76), Planejamento (9,68), Custo do Legislativo (9,49), Equilíbrio Previdenciário (9,43), Educação (8,39), entre outros.
    prefeito de Costa Rica Waldeli dos Santos Rosa ©DIVULGAÇÃO/ARQUIVO
    “Temos conseguido impulsionar vários serviços e ações da Administração Municipal que refletem em avanços para Costa Rica. Estou muito feliz com o reconhecimento que temos obtido de órgãos importantes de pesquisa, como o resultado do IGM-CFA de Governança Municipal 2018, que colocou nossa cidade na liderança do grupo 2. Trabalharemos de forma incansável para consolidação desse patamar”, afirma o prefeito de Costa Rica Waldeli dos Santos Rosa.

    Waldeli além de comemorar a conquista, agradece o trabalho dos servidores municipais que trabalharam e garantiram o 1º lugar no ranking do IGM-CFA. “Isso comprova o trabalho sério e transparente que a nossa equipe tem feito na cidade, objetivando sempre melhorar a qualidade de vida da população. Vamos continuar trabalhando com seriedade e responsabilidade para que a nossa cidade continue sendo destaque no cenário nacional”, enfatizou.

    “É uma notícia extraordinária para a nossa querida Costa Rica. O Conselho Federal de Administração, por meio de um trabalho técnico e sem influência política de qualquer natureza, fez uma classificação das nossas cidades do Brasil. Costa Rica, no nosso Governo, foi classificada como melhor do Brasil no seu grupo. Fico muito feliz e quero fazer uma homenagem a todos os nossos secretários e secretárias, a todos os nossos servidores públicos municipais, vocês são número 1 no nosso Brasil”, completou Waldeli.

    Segundo Waldeli, ele, o vice-prefeito Roberto Rodrigues e a equipe de governo buscam utilizar boas práticas da gestão pública. “Nossa meta visa utilizar o dinheiro público respeitando as leis e as regras dos órgãos competentes, respeitando o interesse dos cidadãos”, concluiu o gestor.

    IGM-CFA

    Para o Índice de Governança Municipal, o Conselho Federal de Administração relacionou diversas fontes de dados de órgãos como Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério Público Federal, IBGE, Datasus, INEP, Firjan, entre outros. Para evitar distorções nos resultados, os 5.570 municípios brasileiros e o Distrito Federal foram agrupados em oito grupos com características socioeconômicas similares.

    Em 2018, foi construída uma nova metodologia, destacando-se dois pontos principais: a) agrupamento de municípios semelhantes e, b) definição de metas a serem atingidas pelos municípios, aprimorando-se, assim, a metodologia anterior ao permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios. O IGM está em sua terceira edição e foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração.

    A classificação utiliza o parâmetro de porte e renda per capita. Atualizado anualmente, o IGM possibilita aos gestores e à população uma análise comparativa da qualidade de gestão de cada município.

    Conselho Federal de Administração

    O Índice de Governança Municipal é realizado pelo Conselho Federal de Administração, um Órgão Público criado na década de 60, que tem entre seus objetivos fiscalizar o exercício profissional de Administradores de todo o país e, também, promover estudos e pesquisas, valorizar, mediante reconhecimento público e premiações, profissionais, empresas públicas e da iniciativa privada e organizações sociais que tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da Ciência da Administração.

    Se para o médico existe o CRM, para o engenheiro o CREA e para o advogado a OAB, o Conselho Federal de Administração é o órgão responsável que avalia os gestores. “Apesar dos desafios encontrados, estamos fazendo uma gestão inteligente em Costa Rica. Realizamos uma gestão que respeita o dinheiro público”, concluiu Waldeli.


    Fonte: Costa Rica em Foco



    Imprimir