CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/10/2019

    CAMAPUÃ| Indicação de Léllis inclui Festa da Família Mantenense no calendário oficial de eventos de MS

    vereador de Camapuã, Lellis Ferreira da Silva (MDB) ©DIVULGAÇÃO
    Atendendo a uma indicação do vereador, presidente da Câmara de Camapuã, Lellis Ferreira da Silva (MDB), a Festa da Família Mantenense do referido município foi incluída no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. A Lei nº 5.406, de 1º de outubro de 2019 foi publicada na edição desta quarta-feira, dia 2 de outubro, em Diário Oficial e oficializa a adesão do evento ao anuário estadual. 

    De acordo com o Lellis, a tradicional festa é comemorada no Dia do Senhor Bom Jesus da Lapa, em 6 de agosto e acontece desde 1926, de forma ininterrupta no município. 

    O vereador comenta que a indicação foi apresentada em Sessão Ordinária em junho deste ano e encaminhada ao deputado estadual Márcio Fernandes (MDB) para que fosse criado um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa requerendo a inserção da Festa da Família Mantenense no calendário cultural do Estado. 

    "A festa perpetua até hoje em Camapuã e fomenta o turismo local, merecendo o reconhecimento de tradição cultural e sua inserção no calendário cultural do Estado", declarou o legislador, que solicitou também que fosse declarada utilidade pública estadual à Associação Família Mantenense de Camapuã para que a instituição pleiteasse benefícios junto à Fundação de Cultura de Mato Grosso em apoio a festividade. 

    Em Camapuã, a Festa da Família Mantenense compreende a reza do terço tradicional, almoço festivo com apresentação musical e demais praça de alimentação. A entrada é franca. 

    História 

    A Festa da Família Mantenense traz devoção e fé com a reza do terço cantado e refeição denominada "Mesada dos Anjos", que consiste em escolher sete anjos e servir um almoço ou jantar especial para eles. 

    A tradição começou, segundo história, com o casal de patriarcas da família mantenense - Manuel Felisberto e Rosa - em razão de uma doença ou peste que na época atingiu o gado e até pessoas. 

    Uma promessa feita por Rosa ao Senhor Bom Jesus da Lapa para que ele lhe mostrasse um remédio ou planta, ou ainda raiz, que curasse a doença, enquanto existisse descendente Mantenense teria que rezar todos os anos o terço e servir a "Mesada dos Anjos". Através de uma ''raizada" a doença foi extirpada da região e a tradição mantida até hoje. 



    Imprimir