CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/10/2019

    ALCINÓPOLIS| Semudes realiza atividades em comemoração ao Dia Municipal de Arqueologia e Arte Rupestre

    ©DIVULGAÇÃO
    Em comemoração a Semana Municipal de Cultura, instituída pela Lei nº. 347/2012 e o Dia Municipal de Arqueologia e Arte Rupestre no município de Alcinópolis, instituído pela Lei nº 383/15, a Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (Semudes), realizou diversas ações educacionais e artísticas.

    Nos dia 03 e 04 de outubro, aconteceu na Sala Verde a Oficina de Ilustração de Aves em Lápis de Cor, ministrada pela Artista Plástica Lídia Coimbra, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a avifauna da região e aprender a técnica de pintura utilizada pela a artista para ilustrar as aves. O trabalho foi desenvolvido com crianças, adolescentes e adultos, onde vários artistas foram descobertos.

    Para celebrar o Dia da Arqueologia e Arte Rupestre de Alcinópolis, a convite da Semudes, o município recebeu a professora Laura, do Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que ministrou a Oficina Lúdico-pedagógica de Arte Rupestre com os alunos do 6° da Escola Municipal Alcino Fernandes Carneiro.
    ©DIVULGAÇÃO
    Ainda em comemoração a data, Alcinópolis recebeu as alunas Ana Clara, Cecília e Lorena, acompanhadas da professora Karla, do Colégio professora Maria Lago Barcellos- Funlec, de Campo Grande-MS. A turma apresentou a pesquisa científica realizada pelas alunas, intitulada História Regional- Uma análise da arqueologia sul-mato-grossense no ensino médio.

    Os Sítios Arqueológicos de Alcinópolis são parte da pesquisa realizada pelas estudantes, que visitaram o Templo dos Pilares em 2018 e, na oportunidade, apresentaram os resultados da pesquisa aos alunos da rede municipal e estadual de ensino. Confira os prêmios conquistados pela equipe até o momento:

    - Prêmio Destaque: Expedição Científica ao Pantanal pela UFMS;
    - Medalha de 4° lugar da categoria Ciências humanas na SBPC 2019.
    - Credenciamento para a FEBIC (Feira Brasileira de Iniciação Científica) em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

    Visitação – Ainda em comemoração ao Dia Municipal de Arqueologia e Arte Rupestre, a Semudes realizou no dia 05 de outubro um dia de visitação ao Parque Natural Municipal Templo dos Pilares e Trilha do Pôr do Sol. A ação faz parte do projeto Conhecendo para Preservar, que levou ao Parque 11 pessoas de Alcinópolis.

    No mesmo dia, houve a visitação também dos alunos da Fundação Educacional de Coxim (FEC) e da Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, de Alto Taquari-MT, totalizando a passagem de 84 turistas pelo local.






    Por: Nathalia Barbosa



    Imprimir