CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/10/2019

    10 dicas que ajudam a evitar roubos de veículos

    Algumas atitudes simples podem evitar roubos de veículos. Conheça algumas delas e o que fazer em determinadas situações

    ©DIVULGAÇÃO
    Andar de carro pelas ruas é sempre um risco, afinal, os bandidos estão sempre à espera de uma oportunidade para cometer um crime. 

    No Mato Grosso do Sul tem aumentando o número de sequestros para roubo de veículo. Em 40 dias foram registrados 7 casos apenas na capital. 

    Se por um lado existem os roubos, por outro, alguns itens de segurança podem ajudar na recuperação. Recentemente, um carro que tinha rastreador veicular fez com que a polícia chegasse a um depósito de carros roubados. 

    1. Escolha o local para estacionar 

    Na hora de estacionar, prefira os estacionamentos particulares que possuem seguro. Se for parar na rua, prefira as que são movimentadas e possuem uma boa iluminação, pois esses fatores inibem os bandidos. 

    2. Verifique se o carro está trancado 

    É bastante comum trancar o carro no alarme e não conferir se as portas realmente se fecharam. Antes de se afastar do veículo, certifique-se de que as portas estão travadas e as janelas fechadas. 

    3. Não fique conversando dentro do veículo 

    Não encontre o carro e fique conversando dentro dele ou namorando, principalmente à noite, pois ao fazer isso se torna um alvo fácil para os bandidos. 

    4. Planeje o itinerário com antecedência 

    Pensar no caminho que fará é bastante indicado, principalmente quando não conhece bem o local. Verifique se existem áreas onde é arriscado andar com o carro e fique longe delas. 

    5. Instale um alarme 

    O alarme pode indicar que o carro possui um pouco mais de proteção, principalmente quando ele fica visível com alguma iluminação piscando. 

    Mesmo quando não possui esse indicativo, se disparar acaba afugentando quem tentaria roubar o carro por chamar a atenção. 

    6. Não deixe objetos no veículo 

    Ao sair do carro, não deixe objetos ou sacolas dentro dele que estejam visíveis, pois eles se tornam mais um atrativo para quem deseja praticar um roubo. A dica é se tiver algum pertence coloque no porta-malas, pois assim não ficará tão exposto. 

    A mesma regra é válida para os documentos, pois eles nunca devem ficar dentro do carro. 

    7. Instale um rastreador no carro 

    Muitos ladrões conseguem detectar quando um carro tem um rastreador veicular e evitam roubá-lo. Além disso, quando eles não conseguem ver se há um, o equipamento vai mostrar onde o carro foi levado. Sendo assim, ele pode ajudar tanto antes quanto depois. 

    8. Olhe ao redor antes de entrar na garagem 

    Quando estiver chegando em casa sempre verifique se não existe nenhuma movimentação suspeita ou carros desconhecidos suspeitos. 

    Se achar que há algo de suspeito, não pare para entrar em casa. Nesse caso, siga em frente e dê mais uma volta. 

    9. Não fale ao flanelinha se irá demorar 

    Quando parar na rua que tiver um flanelinha, nunca informe quanto tempo demorará para voltar ao veículo. Se ele questionar, diga que não sabe. 

    Ele pode estar mal intencionado e se aproveitar do tempo que possui ara praticar o roubo do carro. 

    10. Atenção aos semáforos 

    Quando for parar no semáforo, sempre mantenha uma distância do veículo da frente e deixe o carro engatado. Se for preciso, dessa forma será mais fácil arrancar para se proteger, mas tenha muita atenção ao que fará para não se colocar em risco. 

    Tomando esses cuidados é possível evitar roubos de veículos, mas, é sempre bom não arriscar e garantir um cuidado extra com um rastreador veicular. 


    Por Jeniffer Elaina, do Rastreadores.org


    Imprimir