CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/09/2019

    Saiba como se planejar com o consórcio e não cair na inadimplência

    Atrasar as parcelas do consórcio traz muitos prejuízos, inclusive, para todo o grupo. Porém, existem maneiras de se planejar com o consórcio e não cair na inadimplência. Saiba como!  

    ©Pixabay 
    São muitas as contas que um brasileiro deve pagar e os impostos estão cada vez mais altos. Porém, ao atrasar alguma conta, muitos são os prejuízos e, por vezes, fica ainda mais difícil conseguir arcar com toas as dívidas, por conta dos juros que se acumulam. 

    Para quem optou, ou pretende optar, por um consórcio, é importante se atentar em não atrasar o pagamento das parcelas. Além de prejuízos para si mesmo, o grupo todo é afetado. 

    E para que isso não ocorra, é fundamental se planejar com o consórcio para evitar inadimplência. Veja aqui como! 

    Como se planejar com o consórcio para evitar problemas financeiros 

    Diferente do que muitos pensam, atrasar o pagamento das parcelas de um consórcio imobiliário ou outros, traz consequências negativas. Portanto, antes de contratá-lo é importante considerar muitos pontos. 

    Para te ajudar a evitar problemas financeiros e prejudicar seu grupo, selecionamos dicas importantes para os consorciados. Confira! 

    1. Evite usar o cartão de crédito 

    O cartão de crédito é uma porta aberta para gastos desnecessários. Pesquisas apontam que as pessoas costumam comprar produtos sem real necessidade, por conta da facilidade de aquisição com o cartão de crédito. Se você não consegue se controlar, estabeleça, junto ao banco, um limite máximo de uso do cartão. Lembre-se de que esse limite deve ser a quantidade que você poderá pagar, mensalmente. 

    2. Tenha controle das suas finanças 

    É fundamental saber controlar o seu orçamento. Para isso, considere anotar todas as suas despesas em uma planilha. Assim, você conseguirá identificar se está gastando mais do que ganha e poderá saber quais os gastos cortar do orçamento. Priorize as despesas básicas, como moradia, alimentação, saúde, locomoção e educação. Dessa forma, poderá dividir as despesas e ainda ter sobras financeiras para o lazer. 

    3. Faça um fundo de reserva 

    É comum ter despesas inesperadas e que acabam por comprometer a renda do mês. Porém, você deve ter uma reserva para esses fins, ou seja, fundo de emergência. Dessa forma, não irá atrasar o pagamento do seu consórcio. 

    4. Trace objetivos e metas 

    Todos devem ter objetivos e metas para alcançar e o consórcio é uma forma de se atingi-los. Portanto, antes de contratá-lo, você deve estabelecer o quanto poderá usar da sua renda, mensalmente. Assim, conseguirá pagar as parcelas sem prejudicar as finanças. 

    Como você pode perceber, é sempre importante se atentar às finanças gerais da sua casa. Consulte o Procon em caso de dúvidas! 

    O que fazer em caso de atraso no pagamento do consórcio? 

    ©Pixabay
    A primeira coisa a se fazer ao atrasar o pagamento do consórcio é procurar a administradora para um acordo. Lembre-se de que a empresa responsável não é obrigada a aceitar negociação, mas a maioria está aberta para ajudar o consorciado. 

    Entre as possibilidades, a administradora do consórcio poderá propor a diluição de mensalidade. Para isso, a empresa somará as parcelas em atraso, distribuindo o valor entre as demais parcelas. 

    Se mesmo com as possibilidades levantadas pela empresa o consorciado não conseguir manter o compromisso, também poderá transferir ou vender sua cota. Outra forma é de solicitar o cancelamento, lembrando que se deve respeitar o acordo com contrato. 

    Portanto, a melhor forma de evitar que isso ocorra, é seguindo as quatro dicas acima. 

    Por: Andreia Silveira, do site Consorcio.org.



    Imprimir