CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/09/2019

    Dicas para avaliar um carro e estimar o seu valor

    ©PIXABAY
    Final de ano chegando, está na hora de trocar de carro. Mas o que considerar na hora de avaliar um carro? Como estimar o seu valor? 

    Você conhece algumas pessoas que conseguem encontrar aquele usado que parece ter saído de uma concessionária, mas nunca teve a mesma oportunidade? Está na hora de saber alguns segredos para avaliar um carro e estimar o seu valor. 

    Somente assim será possível encontrar um carro de segunda mão e se dar bem. Afinal, o momento de trocar de carro gera uma grande expectativa e esta não deve ser frustrada. Veja o que considerar nessa hora! 

    Como avaliar um carro e saber se real valor 

    Na hora da compra de um veículo, é preciso se atentar a alguns pontos para não ser surpreendido mais tarde. Embora você possa contar com a tabela Fipe, ainda assim vale a pena considerar outros fatores. 

    Saiba aqui como entender a forma de precificação e avaliar um carro, de forma a estimar o seu valor! 

    1. Considere a tabela Fipe 

    Ao comprar um carro usado, você pode conferir o valor direto na tabela Fipe. É claro que esse valor vai variar de acordo com o veículo e seu estado. Afinal, esse total é apenas para referenciar valores para negociação. Portanto, saiba interpretar os números apresentados. 

    2. Veja se o veículo foi bem cuidado 

    Entre os principais pontos da conservação do veículo, considere a pintura, como falhar e irregularidades. Essas apontam se o carro já foi batido e se já passou por uma restauração. Aproveite e analise se o mesmo apresenta ferrugens e saliências na lataria. Saiba que a pintura também influencia sobre o valor do bem, então, visualize com cuidado e sob a luz solar. 

    3. Atente-se ao valor do seguro de carro 

    O preço do seguro auto é algo que varia muito, já que as seguradoras analisam o perfil do motorista, além do próprio veículo. Porém, questões como modelo e ano de fabricação também pesam muito. Então, se você pensa em economizar, leve esse item em consideração e analise a possibilidade de adquirir um carro com seguro mais barato. 

    4. Verifique os bancos e carpetes 

    Atente-se ao estado dos bancos e carpetes, como furos, rasgos, manchas, bolos, estofado afundado e outros problemas. Saiba que isso impacta negativamente sobre o valor do bem. No caso do carpete, pontos de bolor e ferrugem podem indicar que o veículo ficou alagado. Nesse caso, o valor cairá muito, já que esse fato desgasta outros componentes, como rodas, sistema de freios e motor. 

    5. Atente-se ao ano de fabricação e do modelo 

    Você já deve ter percebido que nem sempre o ano de fabricação do carro é o mesmo do modelo, correto? Por exemplo, em meados de 2019, muitas montadoras já lançaram linhas 2020. Então, fique atento a comprar seu carro, achando que está adquirindo um modelo do mesmo ano de fabricação, quando na verdade não é isso o que acontece e o mesmo custar equivalente. 

    6. Analise a lataria 

    Alguns detalhes importantes podem estar escondidos na lataria, além de amassados e ferrugens. Ondulações indicam possível batida e que o veículo já passou por um serviço de funilaria. Além disso, bolhas demonstram presença de ferrugem, mesmo que não explícita. Uma dica bastante útil é utilizar um imã e passá-lo sobre a lataria para verificar possíveis materiais em plástico. 
    ©PIXABAY
    7. Verifique alguns fatores 

    Além de considerar sempre o ano de fabricação, fique atento também a outros fatores. Entre eles, o estado de conservação do veículo, revisões e quilometragem. Esses pontos são muito importantes, não se esqueça! 

    8. Examine possíveis diferenças 

    A simetria pode estar comprometida, como alinhamento em diferentes partes do carro. Entre elas, as portas podem ter vãos diferenciados, para-choques podem não estar iguais, bem como o capô e porta-malas não fechar adequadamente. 

    9. Analise a quilometragem rodada 

    Um ponto muito importante e muito acabam achando que, quando baixa, significa boa negociação. Porém, isso não demonstra que a manutenção está em dia. Portanto, fique sempre atento ao conjunto todo de análise do veículo. 

    Além de seguir essas dicas, considere andar com o veículo e levá-lo a um mecânico de sua confiança. Ele poderá analisar cuidadosamente todas as questões, especialmente de motor, escapamento, bateria, suspensão, entre outras. 

    10. Documentação 

    Esse é um item essencial a se observar. Leve em conta questões como: IPVA, licenciamento, multas, financiamento, vistoria, manual original e completo, entre outros. 

    Siga essas dicas para avaliar um carro e estimar seu valor. Na dúvida, considere levar o veículo a um especialista. 


    Por: Andreia Silveira, do site SeguroAuto.org.


    Imprimir