CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/09/2019

    CAPITAL| Aprovado em 1ª votação PL do vereador Carlão que institui o Dia Municipal da Mielomeningocele

    ©DIVULGAÇÃO
    Foi aprovado em primeira votação e discussão o Projeto de Lei 9.346/19, que institui o Dia Municipal da Mielomeningocele em Campo Grande. A proposta é de autoria do vereador O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) e tem por objetivo dar visibilidade à população campo-grandense acerca dessa malformação congênita da coluna vertebral, que acomete os fetos entre o 18 e 21 dias de gestação, além de informar quanto à necessidade de um diagnóstico precoce, tratamento e prognóstico eficiente. A data deverá ser comemorada anualmente no dia 25 de outubro.

    “A Mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, acarreta uma malformação congênita que afeta os ossos da coluna e a medula espinhal do feto em formação. Como conseqüência, o bebê nasce com uma saliência nas costas, preenchida com os conteúdos da medula espinhal. Isso, acarreta sérios distúrbios neurológicos, incluindo alguns sinais e sintomas: fraqueza muscular das pernas, às vezes envolvendo paralisia, perda de controle e demais problemas intestinais e da bexiga, insensibilidade parcial ou total, convulsões, problemas ortopédicos: como pés deformados, quadris irregulares e escoliose, hidrocefalia, meningite, dentre outras complicações”, explicou Carlão.

    Na justificativa da matéria o texto discorre sobre a relevância dessa proposição que tem o nobre condão de reconhecer todos os esforços lançados pelos familiares e profissionais especializados, no intuito de viabilizar o devido tratamento e atendimento aos portadores de Mielomeningocele, cujo foco está centrado no oferecimento de uma melhor qualidade de vida, buscando-se para isso, inseri-lo em diversas atividades multidisciplinares de medicina, fisioterapia, psicologia, entre outras, sem contudo, descuidar-se em promover a sua digna inclusão social.

    O Pl será votado em 2ª votação na sessão desta quinta-feira (12) da Câmara Municipal.

    Por: Janaina Gaspar


    Imprimir