CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/09/2019

    BATAGUASSU| Setembro Amarelo: Saúde realiza atividades durante mês em prevenção ao suicídio




    O suicídio é uma das principais causas de morte no país, ocorrendo em sua maioria entre jovens na faixa de 15 a 29 anos, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). O assunto é uma preocupação permanente, mas durante o mês de setembro ganha uma visibilidade maior. O Setembro Amarelo é a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e quando se intensificam as ações de conscientização.

    Em Bataguassu, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Estratégias da Saúde da Família (ESFs) iniciou na terça-feira, dia 10 de setembro, no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a programação alusiva a campanha que prossegue em andamento até o dia 26 de setembro com ações diversas que visam debater o tema.

    Este ano, segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, o município trabalhará com o Programa Municipal de Valorização da Vida instituído por meio da Lei Municipal nº 2.538/2018, de autoria do vereador Cleyton Rodrigo da Silva, que visa a prevenção ao suicídio e promoção do direito ao acesso à saúde mental no âmbito do município.

    Conforme a legislação, o programa tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o tema e capacitar pessoas de diversas áreas e setores a identificar sintomas presentes entre adolescentes, jovens e adultos para garantir seu direito ao acompanhamento e a prevenção de quadros de sofrimento psíquico, que por ventura possam levar ao suicídio.

    Ainda, com base na Lei, serão desenvolvidas diversas áreas com envolvimento de toda sociedade, palestras educativas sobre o tema, rodas de conversas, informação por meio de folhetos, cartazes e serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública de saúde e eventos com especialistas para abordagem do tema.

    "Vamos falar sobre o Setembro Amarelo e através dos nossos profissionais queremos disseminar informações e esclarecimentos que possam auxiliar as pessoas a detectarem sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo", comenta Maria Angélica.

    A secretária lembra que na rede municipal de saúde, quem precisa de atendimento para transtornos mentais por meio de demanda espontânea ou de encaminhamento pela rede ampliada de assistência, incluindo os serviços de saúde, de serviço social ou de justiça é encaminhado e tratado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) "Enfermeiro Gilberto Luiz Ferreira - "Severo". "Atualmente os atendimentos são realizados em sede própria recém-inaugurada localizada na rua Bertoldo Borges, 150, no bairro Residencial Modelo".

    PROGRAMAÇÃO

    A programação da campanha Setembro Amarelo foi iniciada com uma palestra oferecida na Escola Municipal do Campo "Professora Maria da Conceição", no Assentamento Santa Clara na última terça-feira, dia 10. Foram abordados pelo psicólogo do Nasf, Reginaldo Hernandes, os temas prevenção ao suicídio e os sinais e sintomas de ideação suicida.

    Confira a sequência da programação:



    Por: Bianca Lima



    Imprimir