CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/09/2019

    BATAGUASSU| Dia da Oportunidade atrai mais de 700 visitantes interessados em empreender

    ©DIVULGAÇÃO
    Mais de 700 pessoas compareceram na última sexta-feira, dia 20 de setembro, no Centro de Eventos "João Leme" para conferir o Dia da Oportunidade, em Bataguassu - feira com expositores, palestras, rodada de negócios, soluções tecnológicas entre outras ações gratuitas para a população. É a primeira vez que o município recebe a iniciativa, que faz parte do programa Cidade Empreendedora – parceria entre o Sebrae-MS e Prefeitura para estimular o desenvolvimento econômico da cidade.

    Além dos visitantes, cerca de 50 empresas compareceram na atividade. Durante a abertura oficial, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, destacou a parceria do poder público e das instituições do setor produtivo do Estado
    ©DIVULGAÇÃO
    Segundo ele, a atuação conjunta entre os agentes gera desenvolvimento. “Quero destacar a importância da Prefeitura de Bataguassu, e a importância dos demais prefeitos que participam de projetos similares a esse, de apoio ao pequeno empresário, que é hoje o maior gerador de empregos. Que ele consiga neste momento desenvolver ações e competitividade, para esse segmento tão importante para a base da economia brasileira que é o pequeno negócio”, disse o presidente.

    O evento também recebeu a reunião dos conselheiros do Conselho Deliberativo do Sebrae, grupo formado por representantes das federações do setor produtivo e do Governo do Estado. Juntos eles constroem as ações que serão prioritárias para os pequenos negócios de Mato Grosso do Sul. Em Bataguassu, os diretores discutiram oportunidades de atuação em prol do desenvolvimento econômico da região.

    Conforme o diretor-superintendente do Sebrae-MS, Claudio Mendonça, as prefeituras que aderem ao Cidade Empreendedora contam com o apoio de várias instituições. “São mais de 60 projetos em 20 meses para resgatarmos a cultura empreendedora do município. Os prefeitos que aderem têm a vantagem de contar com o apoio do nosso conselho, que traz uma grande capacidade de conhecimento para que possamos fazer o desenvolvimento sair dos pequenos municípios e termos com isso uma economia forte”.
    ©DIVULGAÇÃO
    O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), atual presidente da Assomasul mencionou em seu discurso a importância do município para Mato Grosso do Sul devido à divisa com o Estado de São Paulo e outros fatores logísticos. “Bataguassu tem potencial natural, mas era preciso estruturar a cidade, e fizemos isso nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura. A cidade agora está focada em fortalecer o ambiente de negócios, preparando o município para receber novos investimentos”, disse.

    Caravina salientou que o evento veio coroar o trabalhado desenvolvido pelo Cidade Empreendedora no município. "Desde ano passado, estamos em parceria com o Sebrae promovendo ações para estimular o empreendedorismo, trazer novos negócios e a prova disso é o aumento de Microempreendedores Individuais cadastrados do município, que em um ano saiu de uma faixa de 190 para em torno de 1 mil MEIs", frisa.

    Estiveram presentes no evento, secretários, vereadores municipais além de autoridades regionais.

    Palestra

    Antes do Dia da Oportunidade, na quinta-feira, dia 19 de setembro, na Câmara de Vereadores, em outra ação do Sebrae-MS, houve a apresentação dos resultados parciais do Programa Cidade Empreendedora apresentado pelo consultor do Sebrae, Gustavo Schmidt. Na sequência, foi apresentada a palestra "Viva Melhor e Venda Mais" pela batuta de Ricardo Lemos.

    Cidade Empreendedora

    Para a atuação do Cidade Empreendedora, a população de Bataguassu definiu o eixo do Turismo como prioritário, com foco na pesca. Desde então, ações foram realizadas para estruturar a atividade turística na região, como a construção de píeres para receber turistas e o Balneário Municipal, ainda em fase de obras.






    Por: Bianca Lima - Com informações Sebrae-MS



    Imprimir