CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/08/2019

    Serviço de aluguel de carros cresce no Brasil. Você sabe como contratar?

    Ter um veículo à disposição deixa o roteiro de viagem mais flexível e confortável, confira dicas para não errar no processo

    ©DIVULGAÇÃO
    O planejamento de uma viagem envolve muitas etapas. Entre elas está a possibilidade de alugar um carro para percorrer todas as atrações e pontos turísticos escolhidos no roteiro. Ter um veículo à disposição garante mais flexibilidade e liberdade - não é necessário pensar em horários fixos de ida e de volta, por exemplo. Se você quer aproveitar todas essas vantagens, no entanto, é preciso seguir algumas dicas e recomendações.

    Primeiro, verifique se você atende aos pré-requisitos para a locação de carros. No Brasil, por exemplo, o motorista precisa ter 21 anos ou mais, carteira de habilitação dentro da validade e emitida há, no mínimo, dois anos e não estar com o nome em listas de restrição de crédito. No exterior, as exigências são maiores: idade mínima de 25 anos (com exceção de algumas locadoras, que permitem condutores a partir de 21 anos), passaporte e cartão de crédito internacional.

    Depois de se certificar de que cumpre todos os pré-requisitos, é hora de pesquisar os modelos e efetivar o aluguel do veículo. O mais indicado é fazer a escolha e a locação com antecedência para não ter problemas ao destino. Outras vantagens de fazer a locação com antecedência é poder escolher a hora exata de retirada do carro.

    Escolher o carro pode não ser uma tarefa simples. Nesses casos, o mais recomendado é planejar primeiro a viagem e decidir por quais pontos você deseja passar. A partir do cronograma elaborado é mais fácil saber qual modelo de carro é o mais indicado. Para a escolha, deve-se levar em conta alguns aspectos como quantidade de pessoas, número de bagagens, distância e o tipo de estrada a ser percorrida.

    Normalmente, não vale a pena alugar um carro e pagar por quilômetro rodado. Portanto, avalie se a distância percorrida será pequena o suficiente para optar por essa modalidade. Caso contrário, alugue um carro com quilometragem livre para não pagar um valor mais alto que o planejado. Durante as pesquisas, faça comparação de preços entre as locadoras, mas prefira aquelas com boa reputação e credibilidade no setor. 

    Também verifique se deseja ou não adicionais oferecidos pela locadora. Os opcionais dependem de cada empresa e modelo de carro. GPS e até wi-fi são ofertados na hora da locação do veículo. Analise se realmente você precisa desses itens para não gastar mais que o necessário. Imprevistos e acidentes infelizmente acontecem. Por causa disso, sempre inclua seguro no caso alugado. Dessa forma, você viaja com mais tranquilidade e não corre o risco de ficar no meio da estrada durante a viagem.

    Após todos esses trâmites, busque o veículo na locadora. Nesse momento, leia o contrato de locação. A ansiedade de curtir o destino é grande, mas é importante verificar se você está de acordo com todos os termos. Em seguida, faça a inspeção com algum funcionário para saber se travas, ar condicionado, pneus e outros acessórios estão funcionando perfeitamente. Por último, basta pegar as chaves e aproveitar. Quando chegar ao final da viagem, devolva o carro no horário estabelecido e tome cuidado para não pagar mais uma diária.



    Imprimir