CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/08/2019

    Projeto “Animal não é Coisa” e criação de Secretaria dos Animais são assuntos hoje na Câmara Municipal

    Vereador Veterinário Francisco pede apoio à mudança na Lei federal 

    ©DIVULGAÇÃO 
    Hoje, na volta do recesso da Câmara Municipal, durante Sessão Plenária, o Vereador Veterinário Francisco falou sobre o Projeto de Lei 6799/2013, mais conhecido como Projeto #ANIMALNÃOÉCOISA, solicitando o apoio da Casa de leis e informando a população sobre as mudanças que o projeto trará para a questão do bem-estar animal. 

    O projeto, de autoria do Deputado Federal Ricardo Izar (PSD), tramita atualmente no Senado e propõe que os animais não humanos deixem de ser tratados como meras coisas e passem a ser sujeitos de direitos despersonificados, tendo em vista sua natureza biológica e emocional, como seres sencientes, passíveis de sentimentos e sofrimento. 

    “Atualmente o nosso Código civil considera os animais como meras coisas, como um lápis, uma bicicleta ou um guarda-chuva. O que é inaceitável. Sendo que como sociedade já evoluímos tanto no cuidado animal. Hoje muitas pessoas consideram os pets como verdadeiros membros da família, muitos casais até planejam iniciar suas famílias com um pet”, lembrou o vereador. 
    ©DIVULGAÇÃO
    Entre os principais objetivos do Projeto está a garantia de direitos e maior proteção dos “animais não humanos” - nomenclatura já utilizada hoje para caracterizar os animais na maioria dos países desenvolvidos. O projeto prevê, por exemplo, tutela jurisdicional em caso de violação desses direitos e veda o seu tratamento como coisa. e de 

    Para o vereador a mudança a aprovação da Lei poderá respaldar as ações na esfera municipal e ajudará a combater os maus-tratos e o abandono dos animais, duas questões fundamentais tanto para a saúde animal quanto para saúde pública, devido às zoonoses que se espalham mais facilmente entre os animais abandonados. 

    “Como Veterinário com 37 anos de profissão, tendo lutado toda a minha vida para cuidar, proteger e curar os animais, e hoje como vererador que defende a causa animal, digo que essa mudança está alinhada com toda minha jornada!”, enfatiza. 

    A medida vêm ao encontro também do anúncio feito no dia 30 de julho pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a criação da Secretaria dos Animais. Para o Veterinário Francisco, a criação da Secretaria é um avanço para a luta dos protetores dos animais e mostra a importância da causa. 

    Ele lembra que proteger e respeitar os animais não é uma opção e sim um dever. “Por isso seguimos lutando pelos animais e pets familiares que tanto amamos e que tanto amor nos dão de volta sem jamais pedir nada em troca!”

    Por: Rúbia Sibele



    Imprimir