CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/08/2019

    BATAGUASSU| Inaugurada sede própria do Caps no Município

    Com a unidade, atual administração municipal em sete anos chega a soma de 13 investimentos entregues somente na área da saúde 

    ©DIVULGAÇÃO
    O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) e a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso inauguraram ontem, dia 31 de julho, às 17 horas (horário de Brasília), a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) “Enfermeiro Gilberto Luiz Ferreira - "Severo", no município.

    “Estávamos fazendo o trabalho de atenção psicossocial sem receber recursos do Governo Federal porque não tínhamos o Caps habilitado, com todas as exigências necessárias. Mantivemos por anos o atendimento por meio de recursos próprios porque entendemos a importância do serviço para a vida desses pacientes”, disse o prefeito durante a solenidade.
    ©DIVULGAÇÃO
    Caravina lembrou que a partir da inauguração, o município terá a possibilidade de receber os recursos federais para apoiar o trabalho. “Saímos também de mais um prédio alugado gerando economia aos cofres públicos além de oportunizar um atendimento com mais qualidade aos trabalhadores e pacientes”.

    O gestor, que é o atual presidente da Assomasul enfatizou a importância das parcerias e salientou que outros investimentos estão previstos até o final de 2020, quando se encerra seu segundo mandato. “Temos ainda um ano e sete meses à frente da Prefeitura e temos muita coisa para fazer sempre com o apoio da Câmara de Vereadores com aquilo que é necessário. Com parceria, dedicação e muito trabalho, vamos conseguindo entregar muito mais melhorias para Bataguassu”, acrescentou.

    A unidade do Caps atende atualmente 23 pacientes com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

    A construção da sede própria do órgão teve investimento de R$ 540.571,03 mil em recursos próprios. Com área de 365,86 metros quadrados, a nova instalação fica localizada na rua Bertoldo Borges, 150, no bairro Residencial Modelo e dispõe de sala de psicólogo, sala de enfermagem, sala de repouso, sala de atividades, consultório médico, banheiros com acessibilidade, pátio, cozinha, vestiário, depósito e dois quiosques.

    O objetivo é oferecer um espaço de socialização, já que a unidade é responsável pela oferta de serviço de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional (médico psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, educador físico, auxiliar de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, motorista e copeira) que atua sobre a ótica interdisciplinar.
    ©DIVULGAÇÃO
    A política de atendimento ao paciente é feita por meio de acolhimento inicial com livre demanda articulada com a rede pública de saúde e tem foco na construção de projeto terapêutico singular. Lugar de referência e de cuidado, o Caps é promotor de vida, que tem a missão de garantir o exercício da cidadania e a inclusão social de seus usuários e familiares. “O sentimento mais uma vez é de gratidão em poder inaugurar está obra que é tão sonhada e que foi projetada, rascunhada com bastante cuidado e carinho para que esse trabalho só cresça. O Caps antigamente funcionava em uma sede improvisada, mas o trabalho sempre foi feito com muito carinho”, comentou a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso.

    A secretária lembra que hoje existe uma demanda muito grande no que se refere ao atendimento de saúde mental no município. “Sabemos a importância que essa nova estrutura tem e podermos entregar mais essa obra para nossa comunidade, em especial, aos pacientes é motivo de satisfação já que teremos um melhor atendimento. O objetivo é que o Caps seja mais um serviço de referência na região”, afirmou.

    Também participaram da inauguração os vereadores Maurício do XV, Cleyton Rodrigo da Silva, Pastor Alessandro, Denis Thomazinni, Renatinho e Júnior Batata; além dos secretários, servidores municipais, pacientes do Caps, pastor Zacarin e padre Israel.

    HOMENAGEM

    Durante a cerimônia, houve uma homenagem ao enfermeiro Gilberto Luiz Ferreira - "Severo", auxiliar de enfermagem que atuou por mais de 20 anos na Santa Casa do município e que faleceu em 14 de fevereiro de 2017. Com a inauguração, o Caps passa a ser denominado Centro de Atenção Psicossocial (Caps) “Enfermeiro Gilberto Luiz Ferreira - "Severo".

    Na solenidade, estiveram presentes a esposa do homenageado, Matilde e a filha Ingrid e demais familiares. Uma placa de homenagem foi oferecida na ocasião aos familiares pela administração municipal.




    Por: Bianca Lima



    Imprimir