CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/08/2019

    MS registra cinco empresas simples de crédito em três meses de regulamentação

    Empresas que emprestam sem mediação de banco são aposta para democratizar o financiamento ao pequeno empreendedor

    Lei que criou Empresas Simples de Crédito (ESC) recebeu apoio do Sebrae
    Em três meses de regulamentação, já foram registradas 206 Empresas Simples de crédito (ESCs) no país, conforme balanço do Sebrae. Já foram registrados 448 contratos realizados pelas ESC até o final de julho, que totalizaram R$ 1,2 milhões. Mato Grosso do Sul apresenta cinco registros de empresas nessa modalidade. O objetivo com essa iniciativa é ampliar o crédito e reduzir os juros no Brasil.

    A lei que criou a ESC, sancionada no dia 24 de abril deste ano, foi uma ação coordenada pela Frente Parlamentar Mista das MPEs, com o apoio do Sebrae. As unidades do Sebrae estão orientando tanto os empresários interessados em abrir uma ESC, como os micro e pequenos empresas em busca de crédito.

    Segundo o analista do Sebrae/MS, Vagner Alexandre Teixeira, os empresários de pequenos negócios recebem três tipos de orientação, tanto no preparo para obter o empréstimo, como nas questões de gestão financeira e quanto ao acesso ao crédito. “O cliente que quer implantar uma ESC deve estudar o mercado como qualquer negócio, uma vez que o risco do negócio é bem elevado. Indicamos a realização de plano de negócios para tomada de decisão”.

    Ainda que não seja regulada pelo Banco Central, há uma série de regras que as empresas simples de crédito precisam seguir. Uma ESC apenas pode conceder empréstimos com base em recursos próprios, ou seja, só pode operar com dinheiro líquido do dono da empresa. Isso quer dizer que o valor tem de ser contábil, ter sido declarado no Imposto de Renda Pessoa Física e não pode ser integralizado com outros bens.

    A companhia criada por José Zamperlim, a Acácia Empresa Simples de Credito, é uma das 22 empresas simples de crédito formadas no estado. “Estamos operando a um mês. Os clientes atendidos são os micros e pequenos empresários. São efetuados contatos diariamente dos produtos que podemos oferecer. O mercado é promissor”, avaliou.

    Atendimento 

    O Sebrae Mato Grosso do Sul inicia os debates sobre o tema ESC no Dia da Oportunidade, realizado no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria da instituição de apoio aos pequenos negócios e a gestão municipal. A primeira cidade que recebe o evento é Alcinópolis, no dia 10 de agosto, a partir das 07h30, na Escola Alcindo Carneiro.

    ASSECOM



    Imprimir