![]() |
©DIVULGAÇÃO |
Os profissionais que atuam no Pronto Socorro Municipal (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) participaram ontem, dia 20 de agosto, às 7 horas, de um treinamento em sala de emergência oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde.
A atividade, de acordo com a enfermeira coordenadora do Pronto Socorro, Cristina Aragão, teve como objetivo sincronizar a equipe para um atendimento rápido e eficaz ao paciente em situações de emergência como em casos de parada cardiorrespiratória.
O treinamento foi comandado pelo médico palestrante Fabrício André.
Na ocasião, foram repassadas orientações sobre a parada cardiorrespiratória - parada dos batimentos cardíacos eficazes e que se caracteriza por inconsciência com ausência da resposta a estímulos, apneia e sem pulsos palpáveis.
O PCR pode ser dividido em duas etapas: avaliação primária, que envolve o suporte básico da vida e suporte hemodinâmico e respiratório; e avaliação secundária, que envolve a aplicação de manobras para o suporte avançado de vida.
O diagnóstico do mecanismo cardíaco da parada cardiorrespiratória (PCR) depende da monitorização do ritmo, sendo de extrema importância ao reconhecimento precoce para melhor a sobrevida da vítima.
A equipe de enfermagem, por sua vez, necessita de conhecimentos dos diagnósticos e reconhecimento dos ritmos cardíacos que caracteriza uma parada, uma vez que reconhecida a emergência, a equipe que monitoriza o paciente, realiza manobras de PCR e infusão de drogas da reanimação seguindo orientações médicas.
Por: Bianca Lima

