CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/08/2019

    BATAGUASSU| Palestra aborda feminicídio e empoderamento feminino no Município

    ©DIVULGAÇÃO
    Em sequência as ações da campanha “Agosto Lilás”, um ciclo de palestras foi desenvolvido na última quarta-feira, dia 21 de agosto, no Distrito de Nova Porto XV e em Bataguassu através da parceria entre o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres e Centros de Referência em Assistência Social – Cras I e II.

    O tema abordado “Feminicídio” e “Empoderamento” foi debatido pela palestrante Adiane Mitidiero, idealizadora do + Instituto (+ Menina, + Mulher e + Empresa) e direcionado a mulheres inseridas em programas sociais que compõem a rede de atendimento assistencial. As idosas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade também estiveram presentes.

    Em ambos os encontros, a palestrante fez um relato sobre dados de feminicídio no País e comentou sobre estigmas femininos que as mulheres “carregam” desde a infância; igualdade de gênero, sentir-se incluída e atuante e também sobre a lacuna que, muitas vezes, não permite que a mulher se aproprie do que já é seu.
    ©DIVULGAÇÃO
    A palestrante ressaltou a importância do sonho, de acreditar, ter um objetivo, planejamento e colher frutos de suas ações. “A mulher precisa se empoderar de forma que produza uma energia, que faça sua construção pessoal e precisa compreender que além de ser do gênero feminino, ela pode ser mulher, profissional, estar presente e ser pertencente a uma comunidade e também ser família”, lembrou.

    Estiveram presentes nas palestras, o secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, Pastor Alessandro; a assistente social do Poder Judiciário, Maria Edilene Paiva da Silva além das equipes do Cras I e II; Creas, Família Acolhedora, Melhor Idade e representantes da empresa palestrante.

    AGOSTO LILÁS

    A campanha “Agosto Lilás” em Bataguassu contou com diversas atividades, entre elas, pedágio educativo, palestras e distribuição de brindes e folders abordando o tema.

    De acordo com a encarregada do Creas, Elaine Kotay Lira, a mobilização teve como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a violência contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, que comemora 13 anos.

    DENÚNCIAS

    O Creas informa a população que a denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção.

    O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.

    Em Bataguassu, o Creas também oferece atendimento de forma gratuita as mulheres que se encontram em um algum quadro de violência.

    Mais informações no Creas, que fica localizado na rua Odorilho Ferreira, 488 e atende a população de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas (horário de Brasília) e das 14 às 17 horas (horário de Brasília).



    Por: Bianca Lima



    Imprimir