CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/06/2019

    Marinha abre inscrições para concursos de ensino médio e médio técnico

    ©DIVULGAÇÃO
    A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para concursos de ensino médio e médio técnico. Os candidatos para o Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA) têm até o dia 11 de julho para confirmar a inscrição. Já na Escola Naval, instituição de ensino superior da Marinha, também está com inscrições abertas e o prazo de inscrição é até 05 de julho. A Escola Naval é voltada àqueles que têm nível médio completo.

    Cada concurso possui seus requisitos. No caso do QTPA, brasileiros natos ou naturalizados do sexo masculino devem ter 18 anos completos e menos de 25 no dia 1° de janeiro de 2020. Já para a Escola Naval, concurso voltado para ambos os sexos, é preciso ter 18 e menos de 23 anos no dia 1º de janeiro de 2020.

    Em ambos os casos, as inscrições são feitas no site do Ingresso na Marinha ou pelo Posto de Atendimento ao Candidato, das 08h30 às 16h. (ver no edital o endereço para cada estado).

    Vagas do QTPA

    Este ano, estão abertas 30 vagas, sendo 14 para a área de Eletroeletrônica e 16 para Mecânica. Veja as titulações aceitas dentro dessas duas áreas: 

    Eletroeletrônica – Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica e Mecatrônica.

    Mecânica – Manutenção Automotiva, Manutenção de Máquinas Industriais, Manutenção de Máquinas Navais, Manutenção de Máquinas Pesadas, Mecânica, Mecânica de Precisão, Mecatrônica e Refrigeração & Climatização.

    Etapas dos concursos do QTPA e Escola Naval

    Os candidatos do concurso do QTPA realizarão Prova Objetiva de conhecimentos profissionais e uma Redação. Já os candidatos do concurso da Escola Naval farão Prova Objetiva de Matemática, Inglês, Física, Português e uma Redação.

    Em todos os casos, os aprovados realizarão os Eventos Complementares, compostos por Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física (corrida e natação), Avaliação Psicológica, Verificação de Documentos e Processo de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração.

    Sobre o Curso de Formação de Sargento e Submarinista

    Os aprovados serão instruídos no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), localizado no Rio de Janeiro, e estudarão Formação Militar Naval e Compatibilização técnica para a especialização. Ao final, serão graduados como Terceiros-Sargentos da Marinha recebendo rendimentos de mais de R$ 4.000,00.

    Os aprovados no Curso de Formação de Sargentos serão matriculados no Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças, que terá duração de cerca de 24 semanas no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA). Ao final, serão submarinistas com rendimentos de mais de R$ 5 mil.

    Isenção

    Pode pedir a isenção da taxa o candidato pertencente à família com renda inferior ou igual a meio salário-mínimo e que seja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, ou que seja doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. As informações são da assessoria de imprensa da Marinha.



    Imprimir