CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/06/2019

    COSTA RICA| Maio Amarelo: Mês é marcado por ações de mobilização para um trânsito seguro

    ©Kleiton Pereira - SEMED
    Trinta dias dedicados a ações de prevenção para reduzir as mortes causadas pelos acidentes de trânsito. Assim foi a Campanha Maio Amarelo em Costa Rica - MS, um movimento de caráter universal que nasceu com o objetivo de mobilizar as pessoas para um trânsito mais seguro, humano e responsável.

    Engajada na campanha, cujo tema deste ano foi “No trânsito, o sentido é a vida”, a Coordenação de Educação para o Trânsito e o Demutran - Departamento Municipal de Trânsito - em parceria com a Secretaria de Educação de Costa Rica por meio do Projeto “Pedestre sua mão é o sinal”, envolveu crianças, adolescentes, o pais e toda comunidade costarriquense em ações como blitzes educativas, confecções de cartazes e placas com material reciclável, teatro na escola, simulações, bingos, jogo educativo na lona, visitas a órgãos públicos, distribuição de garrafinhas personalizadas, além de diversas outras atividades dentro e fora das salas de aula. 

    Crianças dos CEIs - Centros de Educação Infantil - Ambrosina Paes Coelho, Sonho de Ninar, Sonho Meu, Davina Correa de Oliveira, Ilídia Lacerda de Almeida, bem como alunos do Projeto Florestinha, da Coopecri - Cooperativa Educacional De Costa Rica, da Escola Estadual Santos Dumond e das Escolas Municipais Fábio Rodrigues Barbosa, Vale do Amanhecer Francisco Martins Carrijo, Joaquim Faustino Rosa, Cotrisa de Baús – Polo, Belonízia Paulino de Oliveira e Professor Adenocre Alexandre de Morais tornaram-se verdadeiros multiplicadores das boas práticas no trânsito, por meio de informações, orientações e dicas de segurança no trânsito levadas para toda família. 

    Ainda dentro das atividades do Maio Amarelo em Costa Rica, motoristas do transporte escolar do município participaram de uma palestra com dicas de segurança no trânsito, de direção defensiva, prevenção contra acidentes, entre outros. As sinalizações horizontais das vias também forma revitalizadas, melhorando a trafegabilidade. 

    Parceiros da Coordenação de Educação para o Trânsito nas ações da Campanha Maio Amarelo, o 19º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros de Costa Rica, a Usina Atvos de Costa Rica e a Trans Paraná realizaram três blitzes educativas em pontos estratégicos do município convidando a população para uma reflexão sobre a segurança no trânsito. Representantes destas unidades também gravaram um vídeo falando sobre as ações desenvolvidas e convocando a sociedade a evitar acidentes.

    Durante a campanha, autoridades municipais como o prefeito Waldeli dos Santos Rosa; o delegado de Polícia Civil Alexandre Mendes; o comandante da Polícia Militar de Costa Rica tenente Limeira; o comandante do Corpo de Bombeiros tenente Pedroso; a diretora da Fundação Hospitalar Fernanda Berigo; a diretora da FECRA, professora mestre Evair Gomes; diretoras de CEIs e Escolas Municipais; coordenadoras pedagógicas; além da secretária de Educação, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral; a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Dulcineia Rosa, a Associação de Ciclistas e representantes das unidades parcerias, concederam entrevistas nas emissoras de rádio locais para abordar a importância do Maio Amarelo. 

    Ao encerrar a campanha em Costa Rica, a Coordenadora de Educação para o Trânsito, destacou que a o movimento mobiliza a sociedade para redução de acidentes, mas que as boas práticas no trânsito devem ser mantidas o ano todo. "Com o apoio dos nossos parceiros, o Maio Amarelo foi mais uma oportunidade de convidar todos os condutores de veículos de Costa Rica e região para se empenhar nessa grande maratona de redução de acidentes e de conduzir veículos com mais responsabilidade no trânsito. Nossas ações deste mês envolveram e mobilizaram toda a sociedade a adotar práticas simples, que podem salvar vidas em todos os momentos", concluiu a professora Dulcineia Rosa. 

    ASSECOM/PMCR com SEMED



    Imprimir