CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/06/2019

    COSTA RICA| Autoridades participam de cerimônia de formatura dos 25 novos técnicos de enfermagem

    ©Fabrizzio Carrijo
    Autoridades de Costa Rica – MS, entre elas o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, a secretária Municipal de Saúde e a gestora em Educação professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral participaram na noite do último sábado, 22 de junho de 2019, da solenidade de formatura dos 25 formandos no curso técnico de enfermagem.

    A solenidade de formatura foi realizada no Auditório Cultural-Ambiental Valdir Justino de Almeida localizado no PNMSS – Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. “Parabenizo todos os formandos e estimo que todos possam contribuir com seu trabalho na saúde costarriquense”, declarou o prefeito Waldeli, patrono da turma.
    ©Fabrizzio Carrijo
    “É um momento muito importante para o fortalecimento do SUS no município. Sem dúvidas a formação desses técnicos em enfermagem vai qualificar ainda mais o atendimento de nossos pacientes”, comentou a secretária Municipal de Saúde Adriana Maura Maset Tobal que deu nome à turma de formandos.

    Conforme a coordenadora do curso no município, Daiane Pupin, essa foi uma turma dedicada que iniciou com maior número de alunos, “mas chegou ao fim com 25 guerreiros que a partir de hoje são profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, comemorou a enfermeira que também foi paraninfa da turma.

    “É com muita alegria que participamos desta conclusão de curso e entrega dos diplomas, o que significa que Costa Rica terá mais profissionais qualificados para esta nova função, levando mais qualidade ao trabalho desempenhado por eles. Parabéns a todos pela conquista e pela nova formação”, parabenizou a diretora do ETSUS, Deisy Zanoni que também participou da solenidade de formatura.

    O curso foi oferecido gratuitamente pela ETSUS – Escola Técnica do SUS - “Professora Ena de Araújo Galvão”. Teve início no mês de abril de 2017 e encerrou em junho deste ano com a formação de 25 técnicos.

    ETSUS

    A Escola Técnica do SUS “Professora Ena de Araújo Galvão” é uma escola-serviço e trabalha de acordo com a demanda apresentada pelo SUS - Sistema Único de Saúde - atendendo suas solicitações pautadas nas necessidades e realidades de cada município e os modelos de atenção à saúde que determinam as novas linhas de atuação. Não é, portanto, uma escola voltada à demanda do mercado de trabalho nem à demanda espontânea da população.

    Desde a sua criação, em 1986, essa ETSUS tem realizado cursos de qualificação e formação técnica na área da saúde. Na área da enfermagem, são mais de 4800 alunos formados como auxiliares ou técnicos em enfermagem até 2013. A Escola também ofereceu a complementação do técnico em enfermagem, principalmente para os auxiliares de enfermagem formados pelo Profae - Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem.

    ASSECOM/PMCR



    Imprimir