CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/06/2019

    Com a chegada do inverno, Cassems orienta para o combate às doenças respiratórias

    As baixas temperaturas aumentam a incidência de doenças como a pneumonia e a gripe


    A qualidade de vida de uma pessoa está diretamente associada à respiração e, no período de maio a agosto, há uma alta dos casos de doenças do aparelho respiratório. No Brasil, de acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), é estimado que 50 milhões de pessoas sofram com doenças respiratórias, nos mais diferentes níveis de gravidade. O grupo mais atingido destas patologias são crianças de zero e 4 anos e idosos.

    Para prevenir os perigos da época, a Cassems oferece algumas orientações em cuidados básicos com a saúde que resultam em benefícios não apenas no sistema respiratório, mas para todo o corpo, em geral.

    Beber líquido na quantidade correta é uma medida básica e com resultados positivos. Para saber a quantidade certa de água para consumir, é recomendado multiplicar o seu peso corporal por 0,03. O consumo de água limpa o organismo, contribui na absorção de vitaminas e aumenta a resistência física.

    Lavar as mãos com frequência e, sempre que possível, utilizar o álcool gel. A higiene pode eliminar os microorganismos que causam graves problemas de saúde, como as doenças respiratórias. Como a mão está em frequente contato com superfícies possivelmente contaminadas, uma grande quantidade de organismos entram no corpo por meio dela. Também, é importante evitar, além de proteger crianças e bebês, o contato íntimo com pessoas já enfermas.

    O consumo de vitamina C contribui para a cura e redução do risco de doenças como gripes, resfriados, pneumonias e infecções do sistema respiratório. Frutas como a acerola, laranja, morango, abacaxi e limão são ricos deste componente que traz benefícios para o organismo.

    Manter as janelas de casa e dos demais ambientes sempre abertas, além de, sempre que possível, fugir dos espaços aglomerados, evitam a transmissão de vírus e proliferação de bactérias e fungos que causam as doenças respiratórias.

    A limpeza da casa é importante em qualquer estação do ano. No entanto, durante o inverno, esse cuidado evita o acúmulo de partículas que desencadeiam uma crise alérgica. Também, lavar e deixar utensílios como tapetes, cortinas e carpetes secarem no sol ajudam a eliminar as infiltrações.

    Além dos cuidados regulares com a saúde, vacinar a si mesmo e a sua família é fundamental neste período, por ser propício à transmissão de vírus. Na Cassems, o usuário já pode se prevenir para o próximo ano. O agendamento da campanha antigripe 2020 está aberto desde o dia 1 de junho, com acesso pelo portal do beneficiário.

    Em casos de necessidade de atendimento médico, o beneficiário deve procurar a Clínica da Família ou a Unidade Cassems da sua região. 

    ASSECOM



    Imprimir