CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    04/06/2019

    BATAGUASSU| Município cumpre meta de vacinação contra vírus Influenza e atinge 102,66% de cobertura vacinal

    ©DIVULGAÇÃO
    Bataguassu atingiu a meta da campanha de vacinação contra o vírus Influenza (gripe) encerrada na última sexta-feira, dia 31 de maio. Levando em consideração o universo de grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes, trabalhadores de saúde e outros), foram vacinadas mais de 5.572 pessoas, o que corresponde a 102,66% de cobertura vacinal, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

    De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, além dos grupos prioritários, o município paralelamente ofereceu 15 mil doses extras de vacina atendendo toda população.

    Essa é a terceira vez que a atual administração fornece a vacina. Foram disponibilizadas doses extras em 2016, 2018 e agora em 2019, com objetivo de garantir a segurança dos munícipes frente a doença. “Atingimos mais de 14 mil pessoas com as imunizações realizadas em empresas, escolas e até mesmo em um plantão que realizamos durante duas semanas na Secretaria Municipal de Saúde, em horário estendido de atendimento para que ninguém ficasse sem receber as doses”, comenta.

    Maria Angélica destaca que após a conclusão da campanha, doses restaram e permanecem à disposição da população nas unidades de saúde. “As vacinas em estoque estão sendo oferecidas de forma geral, sendo necessário quem ainda não ter tomado procurar a unidade de saúde mais próxima para ser imunizado”, observa. Para atendimento, é preciso apresentar cartão SUS, documento com foto e a caderneta de vacina.

    Em todo País, a campanha de vacinação contra vírus Influenza teve início no dia 10 de abril.

    Gripe

    A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados; quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal-estar. Quem perceber esses sintomas, deve procurar uma unidade de saúde para atendimento. 

    Prevenção

    Cuidados simples ajudam na prevenção contra a gripe. É importante lavar as mãos com água e sabão regularmente, em especial, depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas; proteja o nariz e a boca e cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.

    Melhore a circulação de ar abrindo as janelas, evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

    Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

    Por: Bianca Lima


    Imprimir